Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Caminhos da educação: diálogos, culturas e diversidades está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música (UFPI) e ao grupo de pesquisa Eleko: histórias, culturas e experiências formativas (UERJ).

Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Objetiva estimular o debate acadêmico e incentivar trabalhos sobre discussões de saberes, experiências, culturas e diversidades. A revista também procura promover o letramento científico, tendo como público alvo leitor, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores.

A revista publica artigos, ensaios, resenhas e entrevistas produzidos por doutores, doutorandos e mestres.

A composição da equipe da revista procura contemplar a diversidade em seus múltiplos aspectos: gênero, étinico, regional e conta com pesquisadoras e pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), de diferentes países, a saber: Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Itália, Portugal, França e Coréia do Sul.

 

Políticas de Seção

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Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, preferencialmente com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato de autores e pareceristas será preservado durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.