Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Caminhos da educação: diálogos, culturas e diversidades (ISSN:2675-1496) está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música do Programa de Pós-graduação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí - UFPI e ao grupo de pesquisa Eleko: histórias, culturas e experiências formativas do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universersidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ.

É um periódico de publicação quadrimestral, produzindo três edições por ano, agrupados em volumes. Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Objetiva estimular o debate acadêmico e incentivar trabalhos sobre discussões de saberes, experiências, culturas e diversidades. A revista também procura promover o letramento científico, tendo como público alvo leitor, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores.

A revista publica artigos, ensaios, resenhas e entrevistas produzidos por doutores, doutorandos e mestres.

A composição da equipe da revista procura contemplar a diversidade em seus múltiplos aspectos: gênero, étinico, regional e conta com pesquisadoras e pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), de diferentes países, a saber: Brasil, Espanha, EStados Unidos, Argentina, México, Itália, Portugal, França e Coréia do Sul.

A Revista Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades não cobra taxas de processamento de artigos ou qualquer outro custo para os autores.

 

Políticas de Seção

Edição Completa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Expediente

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fluxo Contínuo

Fluxo contínuo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, preferencialmente com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato de autores e pareceristas será preservado durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

 

Periodicidade

É um periódico de publicação quadrimestral, produzindo três edições por ano, agrupados em volumes.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

A Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.