APLICATIVOS MÓVEIS UTILIZADOS NO ENSINO EM ENFERMAGEM: revisão integrativa

Jaiana Rocha Vaz, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Raimundo Nonato Silva Gomes, Edilane Jales Leite Magalhães

Resumo


Introdução: Os aplicativos móveis utilizados no processo de ensino da enfermagem são um avanço na tecnologia digital, pois oferecem uma experiência mais próxima da situação real e favorece a visualização do manuseio prático, o que permite constituir uma ferramenta de apoio pedagógico para a construção de conhecimentos. Objetivo: Identificar nas evidências científicas os aplicativos móveis utilizados no processo de ensino em Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, com pesquisa de estudos primários indexados nas bases de dados: SciELO, LILACS e BDENF. Os critérios de inclusão foram os que retratassem os aplicativos móveis utilizados no Brasil para o processo de ensino em Enfermagem, publicados no período de janeiro de 2013 a fevereiro 2018. Resultados: Foram selecionados 12 artigos científicos com foco no ensino da enfermagem. Cada estudo relacionou-se a uma área diferenciada do ensino das disciplinas de enfermagem, porém todos objetivaram a qualidade do tratamento e acompanhamento dos pacientes. Constatou-se neste estudo que os aplicativos móveis no processo de ensino foram utilizados como suporte rápido e eficaz na obtenção de informações em qualquer ambiente geográfico. Conclusão: A Enfermagem precisa aproximar-se cada vez mais do desenvolvimento de novas tecnologias associadas às pesquisas científicas, pois possibilitam abrir um campo para dinamizar e inovar a prática e o ensino.

Palavras chave: Enfermagem. Aplicativos Móveis. Educação em Enfermagem. Tecnologia.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.