AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: configuração de uma nova interface para ensino superior em enfermagem

Ionara Costa Castro, Nayara Maria Sousa Rodrigues, Francisca das Chagas Cunha Gonçalves Neta

Resumo


Introdução: A inclusão das tecnologias educacionais no cenário Acadêmico tem provocado grande impacto modelo ocidental cartesiano que ainda rege no sistema educacional brasileiro. O curso de Enfermagem, nos últimos anos, iniciou seu contato com Tecnologias Educacionais de Ensino (TED). A anexação dessa ferramenta perpassa dificuldades e desafios que envolvem mudanças estruturais no ensino. Objetivo: Relatar o processo de mudanças significativas mediante a implantação das TED no ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Método: Trata de um relato de experiência vivenciado pelas alunas do 7° período, abordando a qualidade do ensino via meios digitais na Instituição Pitágoras ICF durante o processo de transição do ensino tradicional para um modelo educacional intermediado pelo uso de plataforma online sob a versão do AVA moodle do Sistema Kroton, no ano de 2018. Resultados: Durante o processo de transição é possível evidenciar desafios no ensino. No AVA moodle são disponibilizados e-books específicos para cada disciplina, atividades (pré-aula e pós-aula) como uma forma de problematizar os assuntos mediados pelo professor, tornando o aluno protagonista no aprendizado crítico e reflexivo para pensar a prática. O acesso é facilitado por meio do uso de celulares, ipod, entre outros artefatos tecnológicos otimizando o tempo em sala. Entretanto, o sistema exige noções básicas de informática, não foi realizado treinamento para os alunos, há dificuldades na comunicação entre coordenadores, professores e discentes, na efetivação do acesso ao portal, entre outros aspectos. Conclusão: Diante da incorporação das (TED) no ensino de Enfermagem, é possível concluir uma nova forma no processo de mudança cultural no ensinar e aprender na academia. O não incentivo ao uso pode prejudicar o aluno durante e após a formação, entendendo que o mercado de trabalho é permeado por processos tecnológicos, os quais interferem diretamente na assistência prestada aos pacientes.

Palavras chave: Tecnologia Educacional. Educação Superior. Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.