SIMULAÇÃO REALÍSTICA COM PACIENTE ESTANDARDIZADO NO TREINO DE HABILIDADES EM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA

Raquel Malta Fontenele, Gisele Elise Menin

Resumo


Introdução: A simulação realística é uma ferramenta inovadora de ensino capaz de reproduzir situações clínicas reais, através de casos clínicos fictícios, em ambiente seguro e controlado, permitindo ao estudante a prática de habilidades técnicas e competências clínicas frente a situações do cotidiano. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de simulação realística com paciente estandardizado como método para treino de habilidades na disciplina de semiologia e semiotécnica. Método: Trata-se de um relato de experiência da maratona de práticas com paciente estandardizado, realizada em quatro turmas de segundo semestre do curso de Graduação em Enfermagem em Instituição de Ensino do Sul do Brasil, no primeiro semestre do ano de 2018. Para a construção, seguiram-se as etapas: planejamento, elaboração de casos clínicos e rubrica de avaliação, preparação dos cenários e dos pacientes simulados. Foram realizadas oito estações com duração de 15 minutos cada, com diferentes casos clínicos, nas quais os alunos tomaram decisão para realizar anamnese e exame físico de sistemas corporais. Os conteúdos avaliados foram praticados durante o semestre em treinos de habilidade. Os alunos foram avaliados nas estações, utilizando a rubrica estruturada, seguido de feedback. Resultados: Foi possível identificar o uso de simulação com paciente estandardizado como uma experiência bem sucedida na prática do raciocínio clínico e avaliação da tomada de decisão. O método atingiu os objetivos de aprendizagem da disciplina, sendo um ponto positivo para aprendizagem baseada em competência e atende às Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem. No entanto, exige uma demanda de tempo dos docentes para o planejamento a fim de reduzir possíveis erros. Conclusão: A simulação com paciente estandardizado mostrou-se um bom método para o treino de habilidades e avaliação das competências do aluno que cursa semiologia e semiotécnica. Infere-se que é um método útil para disciplinas que exigem raciocínio clínico, tomada de decisão, comunicação e autonomia.

Palavras chave: Simulação de Paciente. Avaliação em Enfermagem. Processo de Enfermagem. Simulação.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.