Use of light technologies in educational integration for the promotion of pregnant health / Utilização de tecnologias leves em intervenções educativas para promoção da saúde de gestantes / Utilización de tecnologías leves en intevenciones educativas para promoción..

Barbara Gomes Santos Silva, Laiara de Alencar Oliveira, Conceição Nogueira Dias de Sousa, Lívia Jordânia Anjos Ramos de Carvalho, Miria Kayny da Silva Leão, Nadia dos Santos Moura

Resumo


Objetivo: Relatar uma experiência a respeito de atividades grupais de educação em saúde para gestantes assistidas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do munícipio de Picos – PI. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência resultante de ações educativas comtempladas no Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX), promovidas por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus picos, integrantes do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC) na linha promoção da saúde sexual e reprodutiva. Resultados: As intervenções acontecem semanalmente, durante os encontros foram debatidos temas relacionados com a temática gestacional, como a importância do pré-natal, queixas mais comuns na gestação, hábitos saudáveis, prevenção de complicações, parto humanizado, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido entre outros. Observou-se que gestantes desconheciam e possuíam muitas dúvidas sobre grande parte dos temas abordados e que também demonstravam bastante interesse em aprender, o que contribuiu de forma significativa para a realização das atividades. Conclusão: A participação de gestantes em grupos educativos torna-se imprescindível por se tratar de espaços em que se compartilham dúvidas e experiências que normalmente não são discutidas durante as consultas de pré-natal.

Descritores: Tecnologia Leve. Educação em Saúde. Gestação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.