REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA IDOSOS: revisão integrativa

Guilherme Guarino de Moura Sá, Mychelangela de Assis Brito, Nirvania do Vale Carvalho, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Silvana Santiago da Rocha, Grazielle Roberta Freitas da Silva

Resumo


Introdução: Os pesquisadores da área de gerontologia têm desenvolvido tecnologias educacionais para a promoção da educação em saúde de idosos. No entanto, torna-se necessário conhecer os fundamentos teóricos desses materiais, uma vez que tais referenciais ancoram e valorizam a prática. Objetivo: Identificar na literatura científica os referenciais teóricos utilizados na construção das tecnologias educacionais para idosos. Método: Revisão integrativa da literatura. Com base na estratégia PICo (P: idosos; I: tecnologia educacional; Co: educação em saúde), construiu-se a questão de pesquisa: “Quais são os referenciais teóricos utilizados na construção de tecnologias educacionais desenvolvidas para a educação em saúde de idosos?”  A busca foi realizada em agosto de 2018, mediante acesso virtual às bases de dados: LILACS, MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, Science Direct e Cocrhane. Houve busca manual nas referências dos estudos primários incluídos. Incluíram-se estudos originais que apresentavam tecnologia educacional desenvolvida para pessoas com 60 anos, publicados até agosto de 2018 em qualquer idioma e ano. Excluíram-se capítulos de livros, editoriais, teses, dissertações, estudos de revisão e estudos duplicados. Foram selecionados descritores controlados do MeSH, Títulos CINAHL e DeCS e descritores não controlados, baseado nos sinônimos dos descritores controlados. Baseado na estratégia PICo foram selecionados 13 descritores para P; nove para I e 24 para Co. Foram identificadas 6.750 publicações. Após as etapas de leitura de título e resumo, e texto completo, foram incluídos cinco artigos nesta revisão. Resultados: Os artigos foram realizados na Holanda, Austrália, Estados Unidos e Brasil e construíram um software, dois vídeos, uma cartilha e suporte telefônico sobre os temas: carga cognitiva, queda, estomia e diabetes. Foram utilizadas as teorias cognitiva da aprendizagem multimídia, modelo de crença em saúde, da aprendizagem situada, da complexidade e da abordagem cognitiva comportamental. Conclusão: Os estudos utilizaram diferentes modelos teóricos para fundamentar a construção de tecnologias educacionais para idosos.

Palavras chave: Idoso. Tecnologia educacional. Revisão. Modelos Teóricos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.