ANÁLISE DO PERFIL DAS PRODUÇÕES SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA

Leonardo Teles Martins Mascarenhas, Débora dos Reis Soares, Julyana da Costa Lima Cavalcante, Francisca Tereza de Galiza

Resumo


Introdução: O envelhecimento populacional é um processo natural que vem ocorrendo nos países devido à redução da mortalidade e da natalidade paralelamente ao aumento da expectativa de vida. Contudo, condições de sobrecarga, como doenças, acidentes e estresse emocional propiciam a senilidade dos indivíduos, o que demanda cuidados de saúde adequados e eficientes. Concomitantemente, tecnologias são utilizadas para um cuidado integral, em especial à população idosa, fundamentadas em conhecimento científico, técnico, pessoal, cultural, socioeconômico e político. Dentre os tipos de tecnologia, a tecnologia educacional é utilizada para a autossuficiência, focando na prevenção de agravos e promoção da saúde, atuando como ferramenta fundamental na estimulação do autocuidado e da autoestima de cada indivíduo, promovendo reflexões que modifiquem atitudes e condutas dos usuários. Objetivo: Avaliar as produções científicas referentes a tecnologia educacional voltada a população idosa. Método: Foi realizada uma revisão de artigos acessados na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), a partir dos descritores: “Tecnologia Educacional” e “Idosos”. Foram encontrados 138 artigos e selecionados 25 por meio de critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Entre os artigos selecionados 88% das publicações estão voltadas para a instrução dos idosos através de instrumentos de comunicação como cartilhas, equipamentos multimídia, flipchart e programa de telessaúde. Enquanto, outros 8% estão direcionados para capacitação de cuidadores, principalmente daqueles relacionados a pacientes com Alzheimer e outras demências. Contudo, os 4% restantes, fundamentam-se na avaliação subjetiva de tecnologias em saúde por discentes e docentes dos cursos da área de saúde. Conclusão: Evidencia-se um enfoque maior ao esclarecimento da população idosa quanto às práticas de autocuidado, desenvolvendo sua autossuficiência, reduzindo, assim, os riscos de maior prevalência nessa faixa etária. Observa-se a necessidade de mais estudos voltados à educação continuada de profissionais da área de saúde, capacitação de cuidadores e implementação de novas estratégias referente a tecnologias educacionais.

Palavras chave: Tecnologia Biomédica. Tecnologia Educacional. Idosos.


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