USO DAS TECNOLOGIAS LEVES PELOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: uma revisão integrativa

Ana Paula Moura Pontes Nunes, Mara Dalila Leandro de Sousa Brito, Mariana Portela Soares Pires Galvão, Lívia Augusta César da Silva Pereira, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Adriana de Azevedo Paiva

Resumo


Introdução: A atenção à saúde focada na família e na comunidade é representada pela Estratégia Saúde da Família (ESF), através do vínculo de compromisso e co-responsabilização na relação do profissional e usuário e adequação às diferentes realidades locais, implicando em mudanças significativas oferecidas à população na estruturação dos serviços e no perfil de assistência à saúde. As tecnologias leves são dispositivos que possibilitam a consideração das singularidades dos sujeitos envolvidos no processo do trabalho da Estratégia de Saúde da Família, torna-se necessário portanto que profissionais da saúde sejam sensibilizados acerca dessas tecnologias visando a melhoria da qualidade do cuidado produzido por eles. Onjetivo: Descrever a partir da literatura científica os tipos de tecnologias leves utilizadas pelos profissionais na Estratégia de Saúde da Família. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de setembro de 2018 nas bases: Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed. Os critérios de inclusão foram: estudos primários, disponíveis na íntegra, publicados entre os anos de 2013 e 2018, nos idiomas português, inglês e espanhol e que abordassem a temática. Resultados: Foram analisados 10 artigos. Constatou-se que a Estratégia de Saúde da Família utiliza alguns tipos de tecnologias leve tais como: escuta qualificada, vínculo, acolhimento, ações educativas em saúde e responsabilização. As tecnologias leves aumentaram o acesso às ações de saúde oferecidas à população e induzem a integralidade da assistência Conclusão: Na Estratégia de Saúde da Família a utilização de tecnologias leves permitiu maior interação entre os profissionais de saúde e usuários, fortalecendo os vínculos e melhorando as práticas assistenciais de saúde. No entanto, observou-se que embora as equipes da Estratégia de Saúde da Família se mostrem abertas para a utilização das tecnologias leves, as mesmas ainda privilegiam os saberes e tecnologias da clínica médica.

Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família. Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Tecnologia em Saúde. Tecnologia Leve.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.