INTERVENÇÃO TELEFONICA NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS

Lucas Sallatiel Alencar Lacerda, Jessica Fernanda de Sousa, Isadora Almeida de Sousa, Raylane Gomes Paiva, Antônia Fabiana Rodrigues Silva, Ana Roberta Vilarouca da Silva

Resumo


Introdução: O Brasil ocupa atualmente a quarta colocação no ranking mundial de prevalência do diabetes mellitus, assim faz-se necessário consolidar intervenções educativas que promovam o autogerenciamento dos cuidados, como a intervenção telefônica, que é considerada uma tecnologia inovadora em saúde que interage por meio da tecnologia à distância. Objetivo: Analisar através da literatura a eficácia da intervenção telefônica no autocuidado de indivíduos com diabetes mellitus. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, apoiada na leitura exploratória e seletiva do material de pesquisa, realizada em outubro de 2018, mediante a leitura de publicações contidas na base de dados SCIELO e BDENF, incluindo artigos disponíveis gratuitamente. Para isso, utilizaram-se os descritores: Educação em Enfermagem, Diabetes mellitus, Educação em Saúde e Autocuidado. Foram encontrados dezoito artigos, no entanto, apenas oito foram utilizados, sendo que dez foram excluídos por não contemplarem o tema em estudo. Resultados: A intervenção telefônica apresentou resultados positivos com relação à melhora das condições de saúde dos usuários com diabetes mellitus, tendo como finalidade criar um vínculo entre usuários e profissionais de Saúde conhecendo o contexto de vida dos usuários com relação às medidas de autocuidado e tratamento, visando identificar barreiras para a realização do autocuidado para posteriormente se estabelecer um plano de metas para mudança de hábitos alimentares e prática da atividade física. Conclusão: Portanto, observou-se que a intervenção telefônica representa uma estratégia educativa de baixo custo e fácil acesso capaz de contribuir na assistência do usuário com Diabetes mellitus, uma vez que a interação com o usuário é por meio de um diálogo em tempo real e muitas vezes na sua residência, fazendo com que sejam mais ativos na tomada de decisões relacionadas à sua saúde. E nessa perspectiva, nota-se a relevância da atuação do enfermeiro como educador em saúde e promotor de cuidados.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Diabetes mellitus. Educação em saúde. Autocuidado.


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