DISCURSO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DO I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Fernando José Guedes da Silva Júnior

Resumo


Primeiramente, gostaria de cumprimentar a mesa de honra em nome do Prof. Dr. João Batista Lopes, nesta cerimônia representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José de Arimatéa Dantas Lopes, em nome de quem saúdo todas as autoridades, palestrantes, professores da minha estimada UFPI, parceiros, nossos convidados, familiares e congressistas aqui presentes.

Boa noite!

Gostaria de prestar meus sinceros agradecimentos as parceiras de luta da UFPI que assumiram comigo o desafio de propor e conduzir o I Congresso Norte-Nordeste de Tecnologias em Saúde e que não mediram esforços para realização deste Congresso com excelência. Este agradecimento faz todo sentido, quando parafraseio Seixas quando ele diz que um “sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Muito obrigado!

Gratidão a Universidade Federal do Piauí, na pessoa do Magnífico Reitor Prof. Dr. José de Arimatéa Dantas Lopes, que nos acolheu e assumiu conosco o desafio de realizar um evento ambicioso em nosso Estado, com mais de 15 palestrantes de quatro regiões brasileiras. Estendo os agradecimentos a toda Administração Superior, sobretudo, aos Pró-reitores de Extensão, Planejamento, Administração e a Superintendente de Comunicação que sempre estiveram disponíveis e atentos as demandas do I Congresso Norte-Nordeste de Tecnologias em Saúde.

Em nome do Magnífico Reitor Prof. Me. Marcos Aurélio de Araújo Alves, do Centro Universitário UNIFACEMA, agradeço também aos nossos parceiros pela credibilidade e confiança depositada no evento.

Em especial, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, que acreditaram na proposta de jovens doutores do Departamento de Enfermagem dos Campus Ministro Petrônio Portela e Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí, para condução deste evento pioneiro nas regiões Norte-Nordeste e que representa importante marco na consolidação do nosso Sistema Único de Saúde, que neste ano comemora 30 anos de lutas em busca da universalização do acesso a saúde no Brasil.

O nosso evento visa discutir o potencial transformador das tecnologias em saúde, na região norte-nordeste, para excelência do cuidado nos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando o quadrilátero: usuários, trabalhadores, gestores e órgãos de fomento.

Nesta perspectiva, atenção especial deve ser dada, as tecnologias em saúde, pois têm possibilitado a promoção da saúde e minimização dos agravos à população, por meio de estratégias que captam as reais necessidades populacionais e dos serviços de saúde, instigando profissionais, gestores e pesquisadores a produzirem e implementarem políticas de inovação tecnológica que atendam as diretrizes preconizadas pelo SUS.

O I Congresso Norte-Nordeste de Tecnologias em Saúde se propõe a discutir e socializar saberes relevantes para pesquisadores, gestores e trabalhadores da área da saúde em geral que buscam inovar a aplicabilidade tecnológica para êxito do cuidado prestado à população, por meio de tecnologias diversas. Acreditamos, pois, que o compartilhamento das experiências em saúde, no uso de tecnologias, como este evento o fará é indispensável para ampliação deste conhecimento e melhoria da prática clínica.

Assim, é indiscutível a importância da ciência, tecnologia e inovação, especialmente nas áreas das ciências da vida que estão em extrema expansão para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, particularmente para o Piauí, que é um Estado carente de recursos humanos com formação técnica e de eventos científicos de cunho regional.

O I Congresso Norte-Nordeste de Tecnologias em Saúde será uma oportunidade ímpar para proporcionar uma visão global dos pesquisadores no ambiente científico, visando uma interação entre diferentes áreas de pesquisa, em especial da saúde, com discussão de novos temas, técnicas e abordagens que consolidem colaborações regionais e nacionais.

Portanto, configura-se como oportunidade para o desenvolvimento do potencial biotecnológico do nosso país, bem como de divulgar a atuação da Universidade Federal do Piauí como agente sensibilizadora e apoiadora de ações técnico-científicas voltadas às tecnologias em saúde.

Além disso, este evento proporcionará o estabelecimento de novas colaborações, discussões e a inserção dos agentes envolvidos nesse processo de construção e superação dos desafios no cotidiano do SUS.

Logo, discutir a importância das tecnologias em saúde nessa interface com o SUS é uma necessidade para garantir a segurança e equidade da atenção. Assim, instituições do SUS, especialmente, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) tem sido fundamentais para o acesso a terapêuticas inovadoras baseadas em evidência e com custo-efetividade garantidos.

Diante dessa realidade, espero, portanto, que este evento represente para todos nós a possibilidade real para formação de novas redes colaborativas entre pesquisadores e instituições. Uma vez que, com mais de 300 congressistas, provenientes de 10 Estados brasileiros, 15 palestrantes das regiões norte, nordeste, sul e sudeste essa troca de experiências e conhecimentos será inevitável.

Tenho certeza de que teremos grandes momentos de engrandecimento pessoal e acadêmico, pautados pela inteligência e sensibilidade de nossos palestrantes, conferencistas, professores envolvidos e dos nossos congressistas.

Eu, em nome da Profa. Dra. Francisca Tereza de Galiza e Profa. Dra. Jaqueline Carvalho e Silva Sales, que assumiram comigo o desafio para compor a Comissão Executiva deste evento, estamos convictos de que será um evento que ficará na história deste Estado, tendo em vista inúmeras inovações introduzidas, aos moldes dos eventos congêneres internacionais.

E, para finalizar, compartilho com todos vocês o privilégio, de estar aqui neste momento e declarar aberto o I Congresso Norte-Nordeste de Tecnologias em Saúde.

Diante disto, encareço a todos o seu integral aproveitamento.

Muito obrigado!


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.