DIVERSIDADE CULTURAL NA AULA DE MÚSICA: OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE MÚSICA NA BUSCA DE REPERTÓRIO PARA ABRANGER O CONTEXTO SOCIAL DO ALUNO

Autores

  • EMANUEL DE CARVALHO NUNES Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8628

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Música, Ensino

Resumo

O presente trabalho traz uma discussão sobre a atividade do ensino de música no contexto de diversidade cultural do séc. XXI. Nessa discussão enfatiza-se a busca do repertório que permita a interação entre professor e aluno de música, respeitando-se o contexto social e que traga um diálogo constante com o universo de diversidade cultural do aluno e também contribua na formação musical do indivíduo. Tem por base as experiências de ensino docente em música do autor, em busca de maior interação com a realidade cultural do aluno e os conteúdos tradicionais do ensino em música. São apresentados alguns autores e compositores com trabalhos na temática de música popular e folclórica. Depois discutidas algumas propostas de abordagem de ensino em música face à ampla variedade cultural da atualidade partindo de adaptações da música popular e folclórica como elementos de mediação.

Biografia do Autor

EMANUEL DE CARVALHO NUNES, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Música (UFG). Licenciado em Educação Artística-Música (UFPI). Vínculo profissional: professor do ensino básico, técnico e tecnológico. Instituto Federal do Piauí. IFPI Teresina – Campus Central.

Referências

DANIELS, Neil. Iron Maiden: a biografia definitiva e não autorizada da besta. Tradução Anna Paolo Monteiro. Rio de Janeiro: Agir, 2012.

DEOLINDO, Zenon Camelo. O melhor do metal piauiense, fragmentos de memória da música pesada em Teresina. Disponível em: https://www.facebook.com/zenon.camelodeolindo?fref=ts. Acesso em 15 de dezembro de2014.

FARIA, Antonio Guerreiro de (Org.). Guerra-Peixe um músico brasileiro. Rio de Janeiro: Lumiar editora, 2007.

FUX’S, Johann Joseph. The study of counterpoint. London: W. W. Norton & Company, 1976.

GROUT, Donald J. PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: GRADIVA, 2007.

GUERRA-PEIXE, Cesar. Estudos de folclore e música popular urbana. Organização, introdução e notas de Samuel Araújo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

HORTA, Luiz Paulo. Villa-Lobos: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes, 2010.

MACIEL, Emmanuel Coêlho. Coleção orquestra mirim: repertório básico orquestra de câmara de Teresina. Teresina: FCMC, 1996.

SÁ, Renato de. 211 levadas rítmicas. São Paulo: Irmãos Vitale, 2002.

SÉRVIO, Evaldo Passos. Prática de conjunto em música brasileira. Teresina: EDUFPI, 2002. Top Gear theme on acoustic guitar by GuitarGamer (Fabio Lima). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=y9lHpMOoJ78 acesso em 23 de Janeiro de 2015.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa:EDUCA, 1993.

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos