CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS FISIOGRÁFICOS DO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ – RR

Luciana Diniz Cunha, Thiago Morato de Carvalho, Edson Vicente da Silva

Resumo


O Parque Nacional do Viruá, localizado no município de Caracaraí na porção centro -  sul do estado de Roraima, abriga uma paisagem composta por ambientes bem diversificados. As suas  características fisiográficas são atribuidas principalmente à feições geológicas, geomorfológicas, hidrográficas, cobertura vegetal de floresta ombrófila aberta, buritizais, campos, com destaque na paisagem para as campinaranas. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as características fisiográficas do PARNA do Viruá. Neste contexto, foram realizados levantamentos bibliográficos e de senrores remotos sobre a área de estudo. Na fiosiografia do PARNA do Viruá, o gradiente topográfico é suave, com maiores variações nas áreas de maior controle estrutural, com serras e morros isolados. O baixo gradiente topográfico está sujeito ao alagamento sazonal durante os períodos chuvosos. São nestes ambientes que se situam as campinaranas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i4.5206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2