FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA

Lineu Aparecido Paz e Silva, Alcineia de Souza Silva

Resumo


Este trabalho visa apresentar fundamentos acerca da apropriação do método dialético numa pesquisa científica, cujo objeto de estudo se paute na formação do professor de Geografia, seja ela inicial ou continuada. Para tanto, nos apoiamos nas considerações de diversos autores que discutem a temática, bem como nas proposições epistemológicas acerca do método. Como fundamento inicial, destacamos o currículo das licenciaturas como o fio condutor da tensão e da assimetria entre a academia e a prática pedagógica deste docente, seguida da discussão sobre a importância da formação continuada para a qualidade de ensino desta disciplina escolar. É certo que a realidade presente neste processo é marcada por contradições entre as totalidades concretas que a cercam. Portanto, destacamos a relevância do método dialético nas investigações acerca destas problemáticas, pois a dialética fornece instrumentos para que a compreensão e a análise do movimento que permeia a formação de professores de Geografia seja concretizada através da interpretação da forma e do conteúdo envoltos ao real, de forma a superar a historicidade marcada por conflitos sociais, políticos, culturais, econômicos e ideológicos, que em seu movimento interferem diretamente no ensino desta disciplina, seja qualitativamente, seja na sua precarização. É neste intuito que propomos uma pesquisa assentada nas regras do método dialético - a apropriação da contradição (a essência da dialética), da totalidade (conexão) e do movimento (historicidade), fundamentais para o desvendamento da realidade concreta da formação inicial e continuada de professores. Afinal, os movimentos contrários, a luta e o conflito interno, a ligação/dissociabilidade de todas as coisas e as transições fazem parte da carreira docente tanto na academia, durante o seu processo formativo inicial, como na práxis pedagógica, se estendendo por toda a sua trajetória profissional.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Formação de professores; Método dialético.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v6i1.5391

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2