Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia

Mirian Gomes Conceição, Nverson da Cruz Oliveira, Sonia Maria da Silva Gomes, Neylane dos Santos Oliveira, Francisco Gaudêncio

Resumo


A Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental, partindo-se das hipóteses: i) os formandos têm um nível de conhecimento diferente sobre os conceitos de Contabilidade Social e Ambiental em relação aos ingressos; ii) existe discussão sobre este tema nos componentes curriculares obrigatórias e iii) a disciplina Contabilidade Social e Ambiental deve ser inserida na Matriz Curricular do Curso. Com o propósito de atingir o objetivo circunscrito nesta investigação e testar tais hipóteses, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney, a fim de comparar as médias de respostas dos dois grupos e verificar possíveis diferenças significativas entre o nível de conhecimento dos estudantes. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que essa falta de conhecimento, possivelmente é porque esse assunto não faz parte das ementas dos componentes curriculares do curso.


Palavras-chave


Contabilidade Social e Ambiental, Ensino da Contabilidade Social e Ambiental, Educação ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed21568

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