Administração financeira de curto prazo no setor siderúrgico brasileiro: Estudo comparativo entre a Gerdau S.A e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Fagner Henrique de Morais, André Ricardo Reis Costa, Lawrencio Talio dos Santos Paz de Araujo, Waldemar Antonio da Rocha de Souza

Resumo


A adequada administração financeira de curto prazo é fundamental para que as empresas alcancem um desempenho eficiente e tenham prosperidade. A gestão do capital de giro envolve planejamento e controle de itens do ativo e passivo circulante devendo se primar pela recuperação de todos os custos e despesas que ocorrerem durante o ciclo operacional e pela obtenção do lucro almejado.  Devido a limitações do mercado, no Brasil, as empresas utilizam em pequena escala o endividamento de longo prazo tornando como principais fontes de recursos, obrigações para com terceiros de curto prazo e retenção de lucros. Ao se observar o cenário econômico brasileiro, verifica se que o setor siderúrgico tem grande participação no saldo comercial do país e possui referência mundial em relação a produção de aço bruto. A Gerdau S.A e a Companhia Siderúrgica Nacional são empresas de destaque neste setor. Foi realizada a análise comparativa e a avaliação intrínseca das duas empresas em questão, revelando como ambas registram sua administração financeira de curto prazo.  Os estudos indicaram que as duas entidades enfrentaram situações distintas entre 2010 e 2012, sendo evidenciado o efeito tesoura em uma das duas comparadas. Na visão geral, tanto a liquidez como a rentabilidade sofreram queda, porém a geração de caixa mostrou-se eficiente.


Palavras-chave


Administração financeira de curto prazo. Liquidez. Rentabilidade. EBITDA.

Texto completo:

PDF

Referências


Anuário estatístico: setor Metalúrgico/secretaria de geologia, Mineração e transformação Mineral - Ministério de Minas e Energia. Disponível em www.mme.gov.br. Acesso em 30 ago.2013.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico financeiro. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BM&F-BOVESPA. Mercado de Ações. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br. Acesso em 03 jan. 2014.

BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.

BRIGHAM, Eugene F; GAPENSKI, Louis C; EHRHARDT, Michael C. Administração Financeira: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.

CSN. Relação com investidores. Disponível em: http://www.csn.com.br/ri. Acesso em 13 ago. 2013.

FLEURIET, Michel; KEHDY, Ricard; BLANC, Georges : a dinâmica financeira das empresas brasileiras. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

GERDAU S.A. Investidores. Disponível em: http://www.gerdau.com.br. Acesso em 13 ago. 2013.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 7ª ed. Sao Paulo: Harbra, 1997.

HOJI, Masakazu. Administração financeira: uma abordagem prática: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, análise, planejamento e controle financeiro: livro de exercícios. São Paulo: Atlas, 2004.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária: Matemática Financeira Aplicada, Estratégias Financeiras, Orçamento Empresarial. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Instituto Aço Brasil. Disponível em http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/index.asp. Acesso em 30 ago.2013.

MATIAS, Alberto Borges. Centro de pesquisas em finanças. Finanças corporativas de curto prazo: a gestão do valor do capital de giro. vol. 1 São Paulo: Atlas, 2007

ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Randolph W; JAFFE, Jeffrey F. Administração financeira – corporate finance. Tradução de Antônio Zoratto Sanvicente. São Paulo: Atlas, 1995.

ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Randolph; JORDAN, Bradford D. Princípios de administração financeira. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

TÓFOLI, Irso. Administração Financeira empresarial: uma tratativa prática. 1 ed. Campinas: Arte Brasil Editora/Unisalesiano, 2008.

Worldsteel Association. Disponível em http://www.worldsteel.org. Acesso em 11 nov. 2013.




DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed11660

Apontamentos

  • Não há apontamentos.