Avaliação do uso de Ferramentas Financeiras na Prática de Gestão das Empresas do Setor de Vendas de Material de Construção e Ferragens

Bruno César Melo Moreira, Natália Aparecida Gondim Ferreira, Daniel Fonseca Costa

Resumo


Nos últimos anos, o setor de vendas de material de construção e ferragens tem vivenciado uma forte queda em seu volume de vendas, muito guiado pelo próprio desaquecimento do setor de construção civil (GONÇALVES, 2014). Associado ao delicado momento vivenciado pelo país, a acirrada competição com produtos importados, limitação de capital, estrutura administrativa enxuta e, muitas vezes, sem conhecimentos técnicos suficientes, tem impossibilitado, na maioria dos casos, que as empresas do setor apresentem uma administração financeira eficaz e consigam se manter no mercado. Em Formiga, cidade situada no centro-oeste de Minas Gerais, a situação também não se encontra diferente. Com aproximadamente 30 empresas no setor de vendas de materiais para construção e ferragens, todas de micro ou pequeno porte, o segmento vem sofrendo uma queda em suas vendas e, consequentemente em seu faturamento (FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO, 2016). Sob este contexto, o objetivo do presente trabalho é verificar se as empresas do setor de venda de material de construção e ferragens da cidade de Formiga utilizam ferramentas financeiras em sua prática de gestão. Entende-se que, um dos diferenciais para que as mesmas consigam se manter competitivas, é que apresentem boas práticas de administração financeira. Para tanto, a metodologia empregada caracteriza-se como um survey, utilizando-se de um questionário, baseado em Cunha (2002),  como método de coleta de dados. Os resultados mostraram que os gestores/administradores encontram dificuldades como falta de informações coerentes e reais, além de despreparo para a interpretação dos relatórios e incapacidade de obter vantagem competitiva por meio do uso eficiente da administração financeira.


Palavras-chave


Administração Financeira. Demonstrações Financeiras. Construção Civil.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMAT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Cenário Macroeconômico, 2009 – 2016.. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2009.

ABRAMAT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Perfil da Cadeia Produtiva da Construção e da Indústria de Materiais e Equipamentos. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2015.

ANAMACO - Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção. Informações Gerais (2006). Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2014.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ATHAR, Raimundo Aben. Introdução á contabilidade. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

CAMARGO, Camila. Planejamento financeiro. 2. ed. ver. e atual. Curitiba: Ibpex, 2007.

CAMPELO JR, Aloisio. TOBLER, Rodolpho Guedon. Investimentos produtivos continuam em ritmo lento. [S.l.: s.n.], 2014.

CARAVANTES, Geraldo; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER, Mônica C. Administração: teorias e processos. São Paulo: Pearson Hall, 2005.

COSTA, Daniel F. Utilização do Orçamento no Planejamento Tributário de uma Pequena Empresa. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 43, n. 206, p. 27-39, 2014

COSTA, D. F., PRADO, J. W., CASTRO JÚNIOR, L. G.; CARVALHO, F. M.. Estimando o Orçamento de Resultado em uma Empresa Varejista: uma abordagem por meio de vetor autorregressivo – VAR. Exacta – EP, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 279-191, 2014.

CUNHA, Marco Antônio Nascimento da. O perfil da administração financeira das pequenas e médias empresas. [S.l.: s.n.], 2002.

DIEESE. Estudo setorial da Construção 2012. São Paulo: Dieese, 2013.

DUARTE JÚNIOR, Antônio Marcos. Gestão de riscos para fundos de investimentos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

FERREIRA, José Antonio Stark. Contabilidade de custos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Dataviva. Disponível em: http://pt.dataviva.info/. Acesso em: 10 de janeiro de 2016.

GITMAN, Lawerence Jeffrey. Princípios de administração financeira, 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GONÇALVES, Robson. Comércio exterior competitividade e produtividade. [S.l.: s.n.], 2014.

GUPTA, A.. Sales forecasting & market potential: best practices in India. International Journal of Advanced Marketing and Research, v. 1, n. 1, p. 1-7, 2013.

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM VAREJO DA FGV-EAESP. Análise Setorial – Materiais de Construção. [S.l.: s.n.], 2012.

LEMES JÚNIOR, Antônio Barbosa. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas trabalhistas – 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

OLIVEIRA, H. C. et al. A Gestão Financeira como instrumento de maximização de resultados das empresas. Revista Eletrônica de Ciências Empresariais. Ano 03, n. 06, Jan. a Jun.de 2010.

IBGE. Pesquisa Anual da Indústria da Construção – PAIC 2011. Disponível em:< http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=27>. Acesso em: 20 nov. 2014

ROCHA, Águida Garreth Ferraz. Planejamento e gestão estratégica. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2012.

RODRIGUES, Chrystian Marcelo. Análise de crédito e risco. Curitiba: Ibpex, 2011.

ROSS, Stephen A. Princípios da administração financeira. 2. ed. 7. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira da pequena e média empresa, 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil – Coleção estudos e pesquisas. Brasília, 2013.

SILVA, Davy A.; SANTOS, Maria E.; COSTA, Daniel F.. A utilização do modelo de Holt-Winters na elaboração de um orçamento de resultado de uma cooperativa de crédito rural. Revista de Contailidade do Mestrado em Ciências Contpabeis da UERJ (online), v. 21, n. 1, p. 39 – 56, 2016.

SOARES, Keila Graciela Ribeiro et al. Gestão Financeira em micro empresas familiares: um estudo na indústria moveleira de Santa Cruz de Minas – MG. XIX Congresso de pós-graduação da UFLA. Lavras, 2010.

VIAPIANA, Cláudio. Fatores de sucesso e fracasso da micro e pequena empresa. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Santa Catarina, 2000.




DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed15122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários