Perfil do usuário

AlanaInfante Brites

Resumo da Biografia Sintomas, Tratamentos E Causas

Tabaco é uma planta cujas folhas , depois de secas, são usadas como fumo. As crianças, especialmente as mais novas, são muito prejudicadas quando expostas à poluição tabagística ambiental, que ocorre freqüentmente por culpa dos pais. Um estudo da OMS, envolvendo 700 milhões de crianças que vivem com fumantes em casa (cerca de metade das crianças do mundo), mostrou que essas crianças apresentaram um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, exacerbação de asma, infecções do ouvido médio, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta. Nos casos em que a mãe é fumante, estima-se uma chance maior (70%) para infecções respiratórias e de ouvido médio do que nos casos em que a mãe não é fumante. Esta chance torna-se mais elevada (30%) se pai é fumante, em crianças de até 1 ano de idade. A chance aumenta mais ainda (50%) caso haja mais de dois fumantes em casa, convivendo com essas crianças. (WHO, World Tobacco Day"s,2001).

Instituto Nacional de Câncer (INCA) é órgão do Ministério da Saúde responsável pela coordenação da política de controle do câncer e doenças relacionadas ao tabagismo no Brasil. Com esse objetivo e através da Coordenação de Prevenção e Vigilância (CONPREV) INCA desenvolve estratégias voltadas para socializar as informações sobre câncer, suas possibilidades de prevenção e estimular mudanças de comportamento na população que, a médio e longo prazos, contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco relacionadas no país.

Depois que a nicotina atinge cérebro, entre 7 a 9 segundos, libera várias substâncias (neurotransmissores) que são responsáveis por estimular a sensação de prazer (núcleo accubens), explicando-se assim as boas sensações que fumante tem ao fumar. Com a ingestão contínua da nicotina, cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter mesmo nível de satisfação que tinha no início.

INCA desenvolve papel importante como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Programa "Tabaco ou Saúde" na América Latina, cujo objetivo é estimular e apoiar políticas e atividades controle do tabagismo nessa região, e no apoio à elaboração da Convenção para Controle do Tabaco, idealizada pela OMS para estabelecer padrões de controle do tabagismo em todo mundo.

Estudos (LaVoie, e também Clark, G.C. "Comparasion of kretek (clove cigarette) smoke with that of American cigarrete smoke", Archives of Toxicology 63:1-6, 1989) têm demonstrado que a incidência de câncer é muito maior nos fumantes de kretek (cigarros de cravo) do que nos fumantes regulares. Os constituintes do cravo também são tóxicos, e sua toxicidade aumenta 1500 vezes como parar de fumar se os componentes são inalados em vez de ingeridos. Dr. Frederick Schechter quem? escreveu um artigo quando? em uma revista médica americana trazendo alerta: todos os meses adolescentes usuários de cigarros de cravo iam ao seu consultório com sérios problemas respiratórios, requerendo hospitalização e, em alguns casos, cirurgias. Dois de seus pacientes acabaram morrendo.

Câncer nos rins: Evidências científicas sugerem a associação entre fumo e câncer nos rins5. Foi observado um acúmulo de cádmio maior nos rins de fumantes do que nos não fumantes10. No entanto, como fumante depende da nicotina, tende a compensar essa redução, dando tragadas mais profundas, mantendo a fumaça mais tempo nos pulmões, fechando os poros do filtro com os dedos ou ainda fumando mais cigarros que antes² ³.

Embora Estado tenha arrecadação relativa ao imposto sobre cigarro, custo social do cigarro é muito maior. Os planos de saúde pública são obrigados a arcar com ônus das doenças provocadas pelo uso de cigarros, além dos próprios usuários, que além de pagarem impostos muito elevados para utilizarem a droga, ainda tem que arcar com tratamentos de saúde resultantes do uso de cigarros, e que não são cobertos por planos de saúde ideal é que, ao se comprovar que a doença foi provocada pelo cigarro, Governo tivesse que arcar com as despesas. Mas que se observa é que muitos usuários entram em demanda contra a fábrica do produto, que já é altamente por fabricar os cigarros que são legalmente produzidos.

Homens e mulheres têm formas distintas de lidar com tabaco. Na mulher uso de cigarros muitas vezes está associado a mudança de humor, e essa tendência pode criar dificuldades diferenciadas diante da abstinência. importante é conhecer essas especificidades e poder oferecer tratamento adequado, para que as chances de sucesso sejam maiores.

Problemas circulatórios: Os fumantes tem um elevado fator de risco de desenvolver arteriosclerose, envolvendo as artérias da perna, que leva a dores, dificuldade em caminhar, podendo chegar a gangrena e amputação3. Muitos fumantes que deixaram de fumar fizeram, em média, de 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.

A estratégia gradual não deve durar mais de duas semanas, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. mais importante é marcar uma data para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, cigarrilhas, narguilé, cigarro eletrônico , etc) fazem mal à saúde.

Como os fumantes têm um risco maior de desenvolver problemas respiratórios e outras complicações, observa-se um risco aumentado de internações no CTI quando comparado a não fumantes³. Isso acontece porque fumante de charutos geralmente não traga a fumaça, que é mais irritante que a fumaça de cigarro, mas a mantém por mais tempo na boca, onde os compostos tóxicos e cancerígenos são mais absorvidos.

Alguns dos sintomas, como dor de cabeça , tonteira e tosse são sinais do restabelecimento do organismo sem as 7.000 substâncias da fumaça do cigarro. sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar é a chamada "fissura" (grande vontade em fumar). É importante saber que a "fissura" geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas. Porém, ela vai reduzindo gradativamente a sua intensidade e aumentando intervalo entre um episódio e outro.