Perfil do usuário

EmilyRamires Dantas

Resumo da Biografia A Voz De Igarapé Miri

Açaí é uma palmeira que produz um fruto na cor roxa, muito abundante na Amazônia, que é considerado um dos alimentos mais nutritivos e uma excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de ter substâncias antioxidantes que ajudam a proteger corpo do envelhecimento. FERREIRA, et al, 1988 p. 01 demonstra que a polpa do pequi contém 61,79% de óleo e 42,2% de proteína e a amêndoa possui 6,71% e 24,6% respectivamente se configurando em um im­portante complemento alimentar. OLIVEIRA, F. C.; ALBUQUERQUE, U.P.; KRUEL, V. S. F.; HANAZAKI, N. 2009. Avanços nas pesquisas etnobotânicas no Brasil. Acta Botanica Brasílica.v 23(2): p.590 - 605, 2009.

Pará é hoje maior produtor nacional de açaí, com 154 mil hectares de área plantada e manejada em 12,8 mil propriedades rurais distribuídas em todo estado e produção anual de um milhão de toneladas de frutos. A meta do Pró-Açaí é implantar 10 mil hectares de açaizeiros nas regiões de terra firme do estado, na forma de cultivo solteiro ou em Sistemas Agro-Florestais (SAFs). A ideia, na terra firme, é aproveitar apenas as áreas já abertas pela ação humana - como pastagens abandonadas - e envolver mil pequenos, médios e grandes produtores rurais utilizando, entre outras tecnologias, a irrigação.

Também é razoável entender que a garantia de consulta das comunidades indígenas que habitam terras sujeitas à exploração, evidencia respeito do constituinte à autonomia desses povos, visto que só eles podem afirmar, com verdade, se os efeitos decorrentes das atividades exploratórias de terceiros, afetarão ou não seu cotidiano, podendo mensurar também se será ou não comprometido patrimônio natural necessário ao prolongamento da sua sobrevivência física e cultural.

As principais fontes de hidratos de carbono na alimentação do Homem são os cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, vegetais e frutos e produtos lácteos. Os hidratos de carbono, e os açúcares em particular, são as principais fontes de energia para corpo, mas também desempenham um papel importante no prazer que sentimos ao alimentar-mo-nos. Eles adicionam sabor doce, aroma, textura, palatabilidade a uma larga variedade de alimentos que de outra forma não conseguiríamos ingerir.

Portanto caso você pense algum dia, "quero vender" ou "quero comprar" produtos rurais, acesse sempre site MF Rural, onde a comercialização ocorre entre os próprios negociantes e onde você pode encontrar muitas informações a respeitos de mercado de suco de açaí , assim como algumas notícias da agricultura ou pecuária no Brasil. Com pouco trabalho você coloca toda sua produção à disposição de produtores rurais ou pessoas do Agronegócio de todo Brasil.

substrato de areia deve ser isento de substâncias tóxicas, de microorganismos, previamente lavado, esterilizado e peneirado. É utilizado quando existem dúvidas em relação à toxidez em laboratório e na produção de mudas em viveiro, mas não é indicado para utilização rotineira, porque, além das maiores dificuldades para a instalação dos testes, ocupa muito espaço no interior do germinador; traz problemas para a manutenção da limpeza do lugar, além de dificultar a avaliação radicular. Existem sérios problemas quanto à padronização desse substrato: peso volumétrico, pH, condutividade, distribuição do tamanho das partículas e capacidade de retenção de água, sendo observados maiores variações na quantidade de água entre as repetições dos testes conduzidos com areia, em relação ao uso de rolos de papel-toalha (Filho et al., 1987).

Desde início do ano, 34 pacientes participaram do projeto, que tem a vantagem de ser natural e mais barato (uma dose comercial de contraste custa cerca de R$ 66, contra R$ 2 do açaí). Açaí é fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart., Palmae), planta típica de várzea. É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos pré-colombianos.

Quanto a achados epidemiológicos associando os casos de DCA ao consumo de açaí, há uma evidente carência de estudos que demonstrem ser essa via factível. Aspectos relacionados à sobrevivência e infectividade de formas tripomastigotas na polpa do fruto são todavia desconhecidos.

Quanto aos mortos pertencentes à comunidade verifica-se que são praticados por algumas tribos indígenas alguns rituais. Em um deles, corpo era enterrado, passado algum tempo, os índios tiravam saudável a ossada da terra e colocavam em um vaso, que seria tampado pelo crânio do próprio corpo. Quanto aos inimigos, os índios comiam, respeitando as regras, já mencionadas no trabalho.

A cada quatro dias, em média, uma pessoa é infectada com doença de Chagas ao beber suco de açaí na Amazônia. Tem sido assim nos últimos 15 meses, quando 15 surtos da doença foram registrados no Pará, no Amazonas e no Amapá. Açaí pasteurizado, Barra de Cereal, Batida, Chiclete, Chocolate, Creme, Energético, Picolé, Pó, Polpa, Sorvete, Suco, Tequila, Vinho, Vodca, Sucos, Geleias, Bombons, Pudins, Doces, Cremes, Tortas, etc.