Perfil do usuário

AnaLiviaChaves Espinosa

Resumo da Biografia Chá De Hortelã Wikipédia, A Enciclopédia Livre

Muito aromática, de largo emprego na indústria farmacêutica e na medicina caseira, a hortelã, tomada em forma de chá, tem efeito imediato para facilitar a digestão. Tudo que existe no universo brotou de suas sementes. As sementes de tudo que existe são as essências monádicas da Névoa de Fogo. Quando coração do sistema solar começou a palpitar depois da grande noite cósmica, os átomos devoradores da Névoa de Fogo desagregaram aos átomos das essências monádicas para que deles surgisse a vida elemental dos quatro remos da natureza. Cada átomo da natureza é corpo de uma chispa vir-ginal que evolui incessantemente através do tempo e do espaço.

Análises químicas revelam que a hortelã-pimenta possui taninos, flavonóides, algumas substâncias amargas e sobretudo muitos óleos essências em que se sobrepõe mentol. Mentha spicata é uma planta herbácea e bem adaptada ao clima subtropical. As folhas são ovais, de cor verde-clara, bordas serrilhadas ou sinuosas e conhecida como hortelã-das-hortas.

Lembrando que 1% de óleo essencial em 100 gramas é equivalente a 22 gotas de óleo essencial. Sumo preparado diariamente de 20 gramas de folhas e ramos em 300 ml de água. Tomar hortelã pimenta 3 vezes ao dia, durante 5 dias. Corte a raiz da bardama e coloque um punhado em l litro de vinho branco. Deixe descansar por 10 dias. Tome um copinho após as refeições.

Algumas pessoas também podem desenvolver reações alérgicas a hortelã-pimenta. Dor de cabeça, pés instáveis e feridas na boca são alguns dos sintomas de alergia hortelã-pimenta. Quando você notar esses sintomas, evitar tomar chá ou consultar um médico.

Ingredientes: Folhas e ramos de hortelã (Mentha piperita L.). NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALIMENTO DISPENSADO DE REGISTRO NO MS. CONSERVAR EM LUGAR SECO E FRESCO. TEME UMIDADE E CALOR. Contém 10 saquinhos. Depois de tantos benefícios, será que chá de hortelã ainda ajuda a emagrecer? Enaile confirma poder da erva e diz que ele é um grande aliado ao emagrecimento devido às suas baixas calorias.

Deixe a erva em contato com a água por 10 ou 15 minutos. Depois disso, tem que beber. Se guardar na geladeira, muitos compostos bons vão embora. Ingredientes: 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã pimenta. suco da flor pingado no ouvido, tapando-se com algodão alivia a dor; 1 ou 2 colherinhas de suco da raiz em meio litro de água fervida é ótimo purgante.

A forma mais comum de uso é em forma de chá, que possui excelente sabor e é bem aceito por paladares mais resistentes. Além dos usos medicinais, a hortelã pimenta tem sido muito utilizada na composição de cosméticos, pois sua ação antioxidante é capaz de auxiliar rejuvenescimento da pele, além de proporcionar uma agradável sensação refrescante.

perfume sublime desta planta faz com seja usada em perfumaria e as suas folhas usadas em fitoterapia, num chá preparado com 3 a 5 folhas, tomado ao deitar para induzir sono. Também auxilia a digestão e é um suave sedativo e calmante, hortelã com aroma e gosto a limão. Este chá não deve ser consumido a longo prazo pois pode causar problemas de digestão e gástricos. As folhas podem também aromatizar azeites e vinagres, sobremesas de fruta, gelatinas e bolos.

VIEIRA, L. S. Fitoterapia da Amazônia: Manual de Plantas Medicinais (a Farmácia de Deus). 2ª Ed. São Paulo. Agronômica Ceres, 1992. 347p. Guia Rural Abril 1986. 1986. p450. (p331). Editora Abril S. A. Essa erva terapêutica previne resfriados, auxilia no tratamento de dores de garganta, limpa a traqueia e as vias respiratórias, além de auxiliar no tratamento contra a asma.

Retirar as folhas do repolho com cuidado, colocá-las por al­guns minutos em água fervendo. Reservar. Misturar arroz integral semicozido à carne vegetal, os tem­peros e colocar l colherada em cada hortelã pimenta folha de repolho, enrolar bem, dobrar as bordas e ir colocando esses enroladinhos um por cima do outro, numa panela. Ao terminar, colocar um peso (pires de louça) em cima para que não se abram.

É dessa planta, cuja história está envolta em lendas gregas e egípcias, que é extraído um dos mais importantes óleos essenciais utilizados atualmente. A hortelã pimenta é originária do Mediterrâneo, mas tem seu cultivo espalhado por vários países como Inglaterra, EUA, Japão e Itália. Os egípcios, apreciadores da planta e da sua utilização na medicina, temperavam vinho com a erva e era dita como um potente remédio contra diarreia, náusea, vômito e muitos outros problemas que afligiam aparelho digestivo.

A hortelã pimenta foi descrita pela primeira vez em 1696 na Inglaterra. Essa variedade da menta atingiu popularidade rapidamente por causa de seu alto teor de mentol. A hortelã pimenta foi levada para continente europeu, mas não conseguiu tantos admiradores como na Inglaterra.