SOBRE A NECESSIDADE DE REPENSAR O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Wallace Dantas

Resumo


O presente trabalho busca fazer uma reflexão referente ao sentido da disciplina “Língua Portuguesa”, no que tange ao seu ensino em escolas brasileiras. Pretende-se uma análise a partir dos documentos oficiais que regem a educação no Brasil, relacionando-a ao contexto da sala de aula. A partir dos PCN’s, propoe-se uma reflexão sobre o procedimento sugerido para as aulas de língua materna. No decorrer da reflexão, à luz de Oliveira (2010), Travaglia (2011) e Franchi (2006), sugerem-se algumas maneiras de como as aulas de português podem ser aprimoradas. Por fim, com Silva (2008) e Fazenda (2013) é sugerido um trabalho efetivo com a interdisciplinaridade e com os contextos nos quais se insere o aluno brasileiro.


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A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.