A MEDIAÇÃO DE PROFESSOR NA REESCRITA DE TEXTOS DE ALUNOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jakeline Soares Sucupira, Naziozênio Antonio Lacerda

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a mediação do professor na reescrita de textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa consta de uma abordagem qualitativa, seguindo métodos bibliográfico e observacional. Buscou-se fundamentação teórica em Antunes (2003), Suassuna (2011), Leite e Pereira (2012), Buarque (2013) e Gasparotto e Menegassi (2012, 2013). Realizou-se entrevista com uma professora e observação em sala de aula com seleção de 02 (dois) textos de alunos, na Unidade Escolar Raimundo Wall Ferraz, da rede pública estadual de ensino, localizada na cidade de Teresina-Piauí. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram roteiro de entrevista estruturada e ficha de observação. Os resultados mostram que no processo de reescrita dos textos dos alunos ocorreram as operações linguísticas de adição ou acréscimo, substituição, supressão e deslocamento. A análise revela que a mediação da professora é imprescindível na reescrita de textos dos alunos para que estes possam aperfeiçoar a produção textual.

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