LITERATURA E ENSINO: ABORDAGENS DE TEXTOS LITERÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA

Solange da Luz Rodrigues, Maria do Desterro da Conceição Silva, Sara Regina de Oliveira Lima

Resumo


Resumo: O texto literário presente no livro didático é importante para os discentes e para o docente, porque é por meio dele que o professor elaborará estratégias de leitura e interpretação que contribuirão para a formação de alunos leitores. O LDP ainda é a principal ferramenta utilizada em sala de aula, por isso deve ser um material bem elaborado e que possua textos literários diversificados. O presente trabalho objetiva analisar a presença do texto literário e as atividades relacionadas a este no LDP da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é de cunho bibliográfico e para a análise do corpus foram utilizados pesquisadores como: Marcuschi (2008), Cafiero e Corrêa (2003), Aguiar e Bordini (1993), além de documentos oficiais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (2002). No entanto, percebe-se que o livro didático analisado deixa lacunas tanto no que diz respeito à escolha dos textos literários quanto às atividades de interpretação.

Palavras-chave: Livro didático. Gêneros literários. EJA.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.