Desenvolvimento motor em crianças praticantes e não praticantes de atividades lúdicas aquáticas

Lauana Priscila da Silva, Leticia Regina Dias, Mabile Taize B. F. Caetano, Anderson Martelli, Renata Camargo Frezzato, Lucas Rissette Delbim

Resumo


Entende-se como desenvolvimento motor a junção das características biológicas, meio ambiente e necessidades da tarefa. Sabe-se que é um processo permanente, o qual se inicia na concepção e só cessa com a morte do indivíduo. A estimulação diária das crianças pode acelerar e/ou melhorar esse desenvolvimento e, assim, as atividades lúdicas aquáticas se enquadram nessa estimulação, pois seu principal objetivo é a adaptação ao meio liquido, através do uso de brincadeiras, respeitando sempre o desenvolvimento motor de cada fase. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da prática de atividades lúdicas aquáticas no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças entre 5 a 6 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos, um de crianças praticantes e outro de crianças não praticantes de atividades lúdicas aquáticas. Ambos os grupos foram avaliados com a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) sendo observado que o desempenho motor de ambos os grupos encontram-se dentro da normalidade esperada para as idades. Porém, a escassez de estudos com essa população sugere a necessidade de novos trabalhos investigativos sobre o assunto.

 

https://doi.galoa.com.br/doi/10.17648/jibi-2448-0002-1-2-4906


Palavras-chave


Desenvolvimento Motor; Atividades Lúdicas Aquáticas; Crianças

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DOI: https://doi.org/10.26694/2448-0002.vl1iss2pp17-22

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ISSN: 2448-0002

 

Qualis CAPES - QUADRIÊNIO 2013-2016

Área de avaliação (Qualis Capes)

Classificação

Interdisciplinar

B4

Medicina Veterinária

B4

Odontologia

B4

Indexado em:

 


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