CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Marlene de Oliveira Soares Portela, Josania Lima Portela Carvalhêdo

Resumo


O presente artigo é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo refletir acerca da importância da formação pedagógica para o magistério no ensino superior e da profissionalidade docente, desencadeando base teórica que afirme a importância e a pertinência do conhecimento pedagógico-didático em seu caráter mediador para a prática pedagógica no Bacharelado em Ciências Contábeis. A abordagem teórica que contextualiza a docência no ensino superior revela como, historicamente, no ensino da Contabilidade, os professores são recrutados entre profissionais de sucesso na profissão cuja maioria está despreparada para o magistério, e sem o domínio das questões pedagógicas, há ausência dos conhecimentos pedagógicos necessários ao exercício da docência na Educação Superior. Atualmente, essa problemática foi agravada pelo fato de que, com a expansão desse nível de ensino, além de profissionais não habilitados para o magistério, estão ingressando os que também não possuem experiência profissional na área contábil, restringindo os conhecimentos ao currículo do curso de formação inicial. A reflexão teórica ressalta a complexidade da docência, que envolve diversas dimensões: humana, técnica, política e ética, e a necessidade do desenvolvimento da profissionalidade docente que pressupõe consciência, compreensão e conhecimento. A fim de assimilar os papéis requeridos para os professores na configuração e no desenvolvimento do currículo no Ensino Superior, entre as conclusões deste estudo está a legitimação da natureza teórico-prática da profissão docente que pressupõe a existência de um corpo de conhecimentos em função dos quais se questione a ação docente.

Palavras-chave: Formação docente. Curso de Ciências Contábeis.  Docência no Ensino Superior. Desenvolvimento da profissionalidade docente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6093

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Linguagens, Educação e Sociedade



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons