O INSPETOR GERAL DAS AULAS, OS PROFESSORES PRIMÁRIOS E OS MECANISMOS DE CONTROLE DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DE SERGIPE (1852-1854)

Simone Silveira Amorim Silveira Amorim, Gleidson Santos da Silva, Leyla Menezes de Santana

Resumo


O presente artigo tem por objetivo demonstrar as atribuições e responsabilidades do Inspetor Geral das Aulas, enquanto funcionário da máquina estatal e elo de comunicação entre o Poder Público e os Professores Públicos Primários, entre 1852 a 1854. Este recorte temporal se relaciona com os ofícios encontrados na pacotilha 974, fundo G¹ do Arquivo Público do Estado de Sergipe – APES, trocados entre professores, Inspetor Geral das Aulas e o presidente da província entre 1852 e 1854. E, juntos com a legislação do período e o relatório da instrução pública da província de 1853 fazem parte do corpus documental dessa pesquisa. A categoria de análise interdependência (ELIAS,1994) ajudou a compreender a organização da instrução pública primária em Sergipe (AMORIM, 2013) estabelecida entre os indivíduos ligados a ela. Utilizou-se o aporte teórico e metodológico da História Cultural (BURKE, 2005). Pode-se afirmar que o controle do Estado se desenvolveu por meio da rede de funcionários que tinham a responsabilidade de avaliar, fiscalizar e punir ações dos Professores Públicos Primários.

Palavras chave: Instrução Pública. Ensino Primário. Organização Pública.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6100

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