Análise dos indicadores de Saúde do Pacto pela Vida e Termo de Compromisso de Gestão

Antonio Marcos Moreira, Monia Maia Lima, Ana Claúdia Silva

Resumo


Objetivo: analisar as metas pactuadas dos indicadores de saúde priorizados no pacto pela vida referente ao município de Primavera do Leste – MT, relacionando-os a adesão ao Termo de Compromisso de Gestão, entre os anos de 2007 a 2010.  Metodologia: estudo epidemiológico, quantitativo - descritivo e documental. Resultados: foram observados avanços nos 42 indicadores de saúde avaliados, o que demonstra de forma positiva que o município vem cumprindo os seus compromissos assumidos com os níveis superiores dentro da Pactuação Programada Integrada. Ressalta-se ainda a importância do Termo de Compromisso de Gestão enquanto ferramenta na consolidação das diretrizes e dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde. Conclusão: espera-se que novos estudos sejam continuamente realizados em nível local, a fim de monitorar a progressão e/ou redução destes indicadores, mantendo os gestores atualizados sobre a realidade de sua população.


Palavras-chave


Política Pública de Saúde, Indicadores de Saúde, Termo de Compromisso de Gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


Fadel CB, Schneider L, Moimaz SAS, Saliba NA. Administração pública: o pacto pela saúde como uma nova estratégia de racionalização das ações e serviços em saúde no Brasil. RAP (RJ) 43(2): 445-56, mar/abr.

Rosa W, Labate RC. Programa saúde da família: a construção de um novo modelo de assistência. Rev Latino-am Enfermagem. nov-dez; 13(6):1027-34.

Souza GCA, Costa ICC. O SUS nos seus 20 anos: reflexões num contexto de mudanças. 509-517. Disponível em: Acesso em 05 Fevereiro de 2015.

Machado RR, Costa E, Erdmann AL, Albuquerque GL, Ortiga AMB. Rev. Eletr. Enf. [Internet] ;11(1):181-7.

Assis E, Cruz VS, Tretin EF, Lucio HM, Meira A, Monteiro JCK, et al. Regionalização e novos rumos para o SUS: a experiência de um colegiado regional. São Paulo. Saúde e Sociedade. Saude soc. vol.18 supl.1 São Paulo Jan./Mar.

Mato Grosso. Secretaria do Estado de Saúde. Superintendência de Políticas de Saúde. Coordenadoria de Gestão da Política de Saúde. Gerência de Monitoramento e Avaliação da Política Estadual de Saúde. Análise do Termo de Compromisso de Gestão Estadual e Municipal. Cuiabá, 2010.




DOI: https://doi.org/10.26694/repis.v2i1-2.4361

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Bases/Indexadores:

Internacionais: CuidenIndex Copernicus InternationalResearch BibleLatindexCrossRefScholar Google; REDIB; PKP Index; DOAJ; MIAR; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); BDEnf.

Nacionais: DiadorimIBICTSumarios.orgLIVRE; periodicos CAPES.

REPIS is available in: Publons

ISSN: 2446-7901