SENTIMENTOS E EMOÇÕES DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM FRENTE A ACIDENTES DE TRABALHO: uma revisão integrativa

MÁRCIA ASTRÊS FERNANDES, Joyce Soares e Silva

Resumo


Objetivos: Analisar e descrever as emoções e sentimentos de trabalhadores de enfermagem ao sofrer acidentes de trabalho com materiais biológicos no âmbito hospitalar. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa descritiva. Foi utilizada a Biblioteca Virtual em saúde, no qual por meio da busca por descritores e após filtragem restaram- se 06 artigos para esta revisão. Resultados: Desespero, tristeza, desamparo, desorientação, sentir- se solitário, angústia são os sentimentos mais comuns de quem sofre um acidente de trabalho em ambiente hospitalar. A alteração no estilo de vida e a sensação de estar ou não infectado provocam o afloramento ou a introspecção dos sentimentos e emoções pelos trabalhadores de enfermagem. Conclusão: Diversos são os sentimentos e emoções vivenciados pelos trabalhadores de enfermagem frente a acidentes de trabalho com fatores infectantes. Portanto, além dos cuidados profiláticos, importante se faz o acompanhamento psicológico destes trabalhadores .

 


Palavras-chave


Emoções, Infecção, Notificação de acidente de trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


Marziale MHP, Galon T, Cassiolato FL, Girão FB. Implantação da Norma Regulamentadora 32 e o controle dos acidentes de trabalho. Acta Paulista de Enfermagem. 2011; 25 (6): 859-66.

Budel DGO. Acidente do trabalho: Caracterização, conceito e competência. Revista direito unifacs. 2012; (140): 1- 26.

Azambuja EP, Pires DP, Vaz MRC. Prevenção e controle da infecção hospitalar: as interfaces com o processo de formação do trabalhador. Revista Texto e Contexto Enfermagem. 2004; 13 (spe): 79-86.

Silva JR, Alves F. O risco dos profissionais de saúde à infecção por hepatites B e C. Acervo de iniciação científica. 2013; spe (1): 2013.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Revista Texto contexto. 2008; 17(4): 758.

Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Reasearch in Nursing & Health. 1987; 10(spe): 1-11.

Paulino DCR, Lopes MVO, Rolim ILTP. Biossegurança e acidentes de trabalho com pérfuro- cortantes entre os profissionais de Enfermagem de Hospital Universitário de Fortaleza- CE. Revista Cogitare Enfermagem. 2008;13(4): 507-13.

Dias MAC, Machado AA; Santos BMO Acidentes ocupacionais com exposição a material biológico: retrato de uma realidade. Revista de medicina da USP. 2012, 45 (1):12-22.

Pereira ACM, Silva AR, Rocha CF, Cordeiro IS, Lopes CM. Acidentes de trabalho com material perfurocortante em profissionais da equipe de enfermagem da rede hospitalar pública de Rio Branco- Acre- Brasil. Online Brazilian Journal of Nursing. 2004; 3(3): 17-26.

Lima FA, Pinheirol PNC, Vieira NFC. Acidentes com material perfurocortante: conhecendo os sentimentos e as emoções dos profissionais de enfermagem. Revista Escola Anna Nery. 2007; 11(2): 205-11.

Araujo TM, Barros LM, Caetano JA, Araujo FN, Ferreira Jr FC, Lima ACF. Acidente Ocupacional e contaminação pelo HIV: Sentimentos vivenciados pelos profissionais de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental Online. 2012; 4 (4): 2972-79.

Damasceno AP, Pereira MS, Souza ACS, Tipple AFV, Prado MA. Acidentes ocupacionais com material biológico: a percepção do profissional acidentado. Revista Brasileira de Enfermagem. 2006; 59 (1): 72-7.




DOI: https://doi.org/10.26694/repis.v3i2.6208

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Bases/Indexadores:

Internacionais: CuidenIndex Copernicus InternationalResearch BibleLatindexCrossRefScholar Google; REDIB; PKP Index; DOAJ; MIAR; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); BDEnf.

Nacionais: DiadorimIBICTSumarios.orgLIVRE; periodicos CAPES.

REPIS is available in: Publons

ISSN: 2446-7901