DOS CURSOS EXTENSIVOS AOS INTENSIVOS E O PARFOR NA UFPA

Marcio Lima Nascimento, Marcio Ivan Ponte

Resumo


O presente artigo aborda a oferta dos cursos da UFPA no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) em um formato intensivo de oito horas por dia, único meio de inserir os cursos de licenciatura em municípios muito distantes, entre rios e florestas no interior do Pará, nos quais os professores trabalham em escolas que podem estar a muitas horas das sedes dos municípios pólos. A oferta dos cursos só é possível no período de recesso das escolas, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e alguns períodos curtos de feriados prolongados, de forma que eles cumpram a carga horária total dos cursos e ainda os 200 dias letivos de trabalho nas escolas. Algumas experiências inéditas no regime intensivo, tais como Filosofia, Sociologia e Artes, que nunca tinham participado no processo de interiorização da UFPA, tiveram destaque nas discussões do impacto do PARFOR sobre o curso extensivo (antigo curso regular).

Palavras-chave


ensino, oferta intensiva, formação de professores, gestão, PARFOR,oferta intensiva, formação de professores, gestão, PARFOR

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