A performatividade docente do Professor Gilles Deleuze

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

Resumo


Procuraremos pensar com esse trabalho a especificidade da performance docente de Gilles Deleuze. Tomando como vetor relatos esparsos acerca de suas aulas, abordaremos a concepção de ensino de filosofia forjada pelo filósofo francês ao longo do exercício de sua atividade docente. Deleuze, em suas aulas, optava por seguir uma linha pedagógica muito distante daquela consagrada pelas academias, adotando como aporte privilegiado para expressar o seu pensamento – bem como o de outros filósofos – o espaço literário ao invés da história da filosofia. Visando acentuar a especificidade do trabalho professoral de Deleuze, propomos contrapor sua postura docente com a de outro importante filósofo, Immanuel Kant. Tal comparação demonstra-se possível uma vez que o tema sobre a impossibilidade de ensinar ou aprender o filosofar é algo em comum a ambos os pensadores, embora sejam filósofos que se encontram em campos de pensamento distintos. Apesar da distância, ambos os pensadores concordam que o filosofar não é algo da ordem da imitação, mas sim da criação. O intuito com tal trabalho de pensamento será o de sugerir algumas problematizações para se pensar o tópico ensino de filosofia.


Palavras-chave


Gilles Deleuze. Afecção. Performatividade. Ensino de Filosofia. Espaço Literário

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DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3283

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3283.g2777

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