Considerações acerca da cultura filistina: A seriedade da existência e a Arte como distração e entretenimento

João Eduardo Navachi da Silveira

Resumo


O presente artigo analisa as críticas que o jovem Nietzsche dirigiu à concepção de arte vigente na cultura alemã da segunda metade do século XIX, em particular as críticas apresentadas em O nascimento da tragédia e na Primeira consideração intempestiva. Longe do potente significado que a arte possuía nas tragédias de Ésquilo e Sófocles, a arte moderna, diante da “seriedade da existência” e na esteira da tendência de Eurípides, seria apenas representação de uma cultura vazia e sem substância. Se entre os gregos do período de Sófocles, a arte possuiria um sentido existencial profundo, na modernidade, ela apareceria como mero instrumento de distração e entretenimento. Como procuraremos demonstrar, o filósofo da Basileia salienta inclusive a pobreza de sentido e a torção semântica que as obras de grandes compositores como Beethoven, Haydn e Wagner teriam adquirido nas mãos de determinados tipos humanos tomados como referência na época. Segundo ele, mesmo quando os filisteus da cultura [Bildungsphilister] se referiam aos grandes artistas ou gênios, em tom supostamente elogioso, eles assim o faziam de forma equivocada e canhestra. Assim, buscando ressignificar e redimensionar o papel da arte na cultura alemã moderna, Nietzsche critica o exaltado escritor da época David Strauss, enxergando nele uma espécie de modelo humano ou expressão lapidar da cultura filistina.

Palavras-chave


Arte, Nietzsche, Cultura, Entretenimento

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6392

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6392.g4083

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