Recorte de textos filosóficos e o seu ensino

André Luis La Salvia

Resumo


Apresentamos um problematização acerca dos critérios para a construção de um procedimento para recortes de textos filosóficos. A escolha teórica foi por Cossutta, que aponta para uma cena filosófica e para um núcleo definicional de conceitos como elementos que fazem um texto ser filosófico, mantendo uma unidade mínima coerente de sentido que expressa o estilo do filósofo que se quer estudar. O artigo apresenta recortes operados pelo autor em sua experiência didática.

Palavras-chave


ensino de filosofia; didática; textos filosóficos; Cossutta.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTOTELES. A poítica. Coleção Os pensadores, Nova Cultural, São Paulo, 1999.

BRASIL, MEC. Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3 - Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p.

COSSUTTA, Frederic. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

COSSUTTA Frédéric. Pour une analyse du discours philosophique. In: Langages, 29e année, n°119, 1995. pp. 12-39. doi : 10.3406/lgge.1995.1721

http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458- 726X_1995_num_29_119_1721.

COSSUTTA, Frédéric « Neutralisation du point de vue et stratégies argumentatives dans le discours philosophique », Semen [En ligne], 17 | 2004, mis en ligne le 29 avril 2007. URL : http://semen.revues.org/2321.

DESCARTES, R. Discurso do método. Martins Fontes, São Paulo, 2001

EPICURO. Carta sobre a felicidade Felicidade (a Meneceu). Editora da Unesp, São Paulo, 2002

FABRINI, Ricardo. Ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, São Paulo, 28(1): 7-27, 2005

FAVARETTO, C. F.. Sobre o ensino de filosofia. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 97-102, jan.jun./1993.

FAVERO, A.A.; CEPPAS, F.; GONTIJO, P.E.; GALLO, S.; KOHAN, W. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004,

JOHANSON, Izilda. Filosofia, filosófo e professor de filosofia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 55-62, jan./jun. 2013

GALLO, S. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA RIO DE JANEIRO, V.13, N.1, P.17-35, 2006

GUATTARI, F. Grandes Entrevistas da TV Francesa 1989-1990. Felix Guattari em entrevista ao programa. Edition de L’aure, 2005

HOBBES, T. O leviatã. Coleção Os pensadores, Nova Cultural, São Paulo, 1999.

LYOTARD, J-F. Le cours philosophique. In: DERRIDA, J. et al. Ecole et Philosophie – la grève des philosophes. Paris: Osires, 1986. p. 34-40.

MARÇAL, Jairo (org.) Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED – Pr., 2009.

MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 79-99, jul./dez. 2008.

PERENCINI Tiago B.; RODRIGUES, A. Uma problematização filosófica acerca do ensino de filosofia: da (de)formação universitária às práticas escolares no ensino médio. Trilhas Pedagógicas, v. 4, n. 4, Ago. 2014, p. 103-115

PORTUGAL, Ministério da Educação(1991). Programa de Introdução à Filosofia - 10o e 11o ano. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário.

PORTUGAL, Ministério da Educação1995). Programa de Filosofia - 12o ano. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário.

PORTUGAL, Ministério da Educação(2002). Programa de Filosofia A - 12o ano. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário.

SILVEIRA, René. Um sentido para o ensino de Filosofia no ensino médio. In: GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópo- lis: Vozes, Vol. VI, 2000.

RODRIGO, Lidia M. Filosofia no ensino médio: metodologia e práticas de ensino. Cadernos do NEFI Vol. 1, no 1, 2015 ISSN 2237-289X

VALESE, Rui; HORN, Geraldo B. O texto filosófico nas aulas de Filosofia do Ensino Médio: análise e proposição a partir da experiência paranaense Filosofia e Educação – ISSN 1984-9605 – v. 4, no 1, abril-setembro de 2012

VIEIRA, Wilson J.; HORN, Geraldo B. O ensino de filosofia e o uso do texto filosófico no ensino médio, os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. PDE Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6 Cadernos PDE 2013

VIEIRA, Wilson J.; Horn, Geraldo B. O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio. Revista Digital de Ensino de Filosofia – Santa Maria – vol.1., n.2 – jul./dez. 2015.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v9i18.6779

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v9i18.6779.g5091

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X