Multiculturalismo e a possibilidade da atribuição de direitos coletivos

Odair Camati

Resumo


O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir do filósofo canadense Will Kymlicka, a possibilidade da atribuição de direitos coletivos a minorias culturais. Nesse sentido, a discussão se enquadra no interior de um dos temas mais relevantes em filosofia política contemporânea, a saber, o multiculturalismo. Por isso, é fundamental apresentar em que termos o multiculturalismo é compreendido no presente texto. Como a referência central é Kymlicka, o conceito de multiculturalismo aqui apresentado terá no filósofo canadense seu grande ponto de orientação. O passo seguinte à apresentação do multiculturalismo é entender porque é importante pensar acerca da possibilidade de atribuição ou não de direitos coletivos. É preciso, pois, lembrar que o multiculturalismo está preocupado com o reconhecimento das mais diversas manifestações culturais, obviamente que direcionado às minorias culturais que se encontram em constate ameaça. Em razão das grandes dúvidas que pairam sobre o conceito de direitos coletivos é que Kymlicka prefere “direitos diferenciados em função de grupo”. O texto apresenta as razões dessa nomenclatura adotada pelo filósofo e questiona se a nova conceituação põe fim às incompreensões geradas pelo conceito tradicional. Portanto, o texto apresenta e problematiza a importante contribuição de Kymlicka no que diz respeito ao multiculturalismo, além de verificar a possibilidade de atribuir direitos coletivos ou direitos diferenciados em função de grupo.

Palavras-chave


Filosofia, Will Kymlicka, Multiculturalismo, Direitos coletivos

Texto completo:

PDF

Referências


BARYY, Brian. Culture and Equality: An Egalitarian Critique of Multiculturalism. Cambridge-Mass.: Harvard University Press, 2001.

FORST, Rainer. Contextos da justiça. Trad. de Denilson Luís Merle. São Paulo: Boitempo, 2010.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Trad. de Adelaine La Guardia Resende. 2° Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

KYMLICKA, Will. Ciudadanía multicultural. Una teoría liberal de los derechos de las minorias. Trad. de Carme Castells Auleda. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1996.

KYMLICKA, Will. Multicultural Odysseys: navigating the new international politics of diversity. Oxford: Oxford University Press, 2007.

KUKATHAS, Chandran. Cultural rights again: a rejoinder to Kymlicka. In: Political Theory, vol. 20, n° 4, p. 674-680, nov. 1992.

MACINTYRE, Alasdair. After virtue: a study in moral theory. London: Duckworth, 1981.

PALMA, Dante. El sujeito de derecho de las minorias. In: Ideas y valores. Bogotá, vol. LXIII, n° 155, p. 191-217, 2014.

PAREKH, Bhikhu. Repensando el multiculturalismo. Diversidad cultural y teoría política. Trad. de Sandra Chaparro. Madrid: Ediciones Istmo, 2005.

RAWLS, John. Uma teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SANDEL, Michael J. Liberalism and the limits of justice. Cambridge University Press, 1984.

SEYMOUR, Michel. De la tolérance à la reconnaissance. Québec: Boréal, 2008.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Trad. de Marta Machado. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

TAYLOR, Charles. Bens irredutivelmente sociais. In: TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Trad. de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

TAYLOR, Charles. As fontes do self- a construção da identidade moderna. Trad. De Adail Ubirajara Sobral e Dinah de Abreu Azevedo. 3º ed. São Paulo: edições Loyola, 2011.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v9i18.7731

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v9i18.7731.g5025

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA    

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X