Uma aproximação: a teoria da justiça de Rawls diante do liberalismo de Mill

Everton Puhl Maciel

Resumo


Resumo: o presente artigo tem o objetivo central de sugerir uma aproximação entre a teoria da justiça de Rawls e o liberalismo de Mill. Vamos nos apoiar em dois elementos metodológicos para isso: o fato de Rawls ter admitido um tipo de consequencialismo pela via institucional e a sua filiação a um nível mitigado de intuicionismo na base da sua teoria da justiça. A primeira característica busca a correção de políticas institucionais, levando em consideração determinadas finalidades sociais de comunidades políticas liberais: coordenação, eficiência e estabilidade; a segunda, por seu turno, se refere a não podermos provar uma teoria normativa, no sentido tradicional de prova empírica, algo antecipado por Mill. Para Rawls, teorias normativas em geral devem ter a sua disposição elementos de especulação que não podem ser demonstrados aprioristicamente. No construtivismo político, essa postura não está expressa no sentido reducionista, empregado pelo princípio da utilidade de Mill, mas enquanto procedimento. Por fim, vamos apresentar uma vantagem do consequencialismo utilitarista tendo em vista a adjudicação em casos de dolo e culpa, nos quais, segundo tal interpretação, é extrapolado o limite institucional. Mesmo assim, resguarda-se o mérito de Rawls de se aproximar do liberalismo político de Mill, se afastando de uma teoria moral abrangente.


Palavras-chave


teoria da justiça, utilitarismo, liberalismo político.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (org.). Utilitarismo em Foco: um encontro com seus proponentes e críticos. Florianópolis: UFSC, 2007.

FITZPATRICK, John R. John Stuart Mill’s Political Philosophy. Londres: Continuum, 1988.

MILL, John Stuart. Utilitarianism / Three Essays on Religion. In Collected Works, v.10. Toronto: Toronto University Press; ROBSON, John (Ed.), 1969.

___________. Considerations On Representative Government. In Collected Works, v.19. Toronto: Toronto University Press; ROBSON, John (Ed.), 1977.

___________. On Liberty. In Collected Works, v.18. Toronto: Toronto University Press; ROBSON, John (Ed.), 1977.

O’NEILL, Onora. Em Direção à Justiça e à Virtude: uma exposição construtiva do raciocínio prático. Tradução: Leila Mendes. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Tradução: Almiro Pisetta; Lenita M. R. Esteves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

___________. Liberalismo Político. Tradução: Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ática, 2000.

SILVEIRA, Denis C. Rawls e a justificação da punição. In Trans/Form/Ação. Marília: Unesp, v. 40, n.3, Jul./Set., 2017, pp.67-92.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v9i18.8155

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v9i18.8155.g5028

Direitos autorais 2018 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X