EDITORA CRV LANÇA LIVRO SOBRE O TESTE HISTÓRICO-DIALÉTICO DAS TRADIÇÕES NA FILOSOFIA DE ALASDAIR MACINTYRE

Conteúdo do artigo principal

Helder Buenos Aires de Carvalho

Resumo

O livro O TESTE HISTÓRICO-DIALÉTICO DAS TRADIÇÕES DE PESQUISA MORAL NA FILOSOFIA DE ALASDAIR MACINTYRE, de João Caetanho Linhares, foi lançado pela Editora CRV. O Prof. João Caetano é docente da Universidade Federal do Maranhão e doutorando em filosofia na UFSM.


Sinopse:


Mais do que simplesmente levantar a questão da racionalidade das várias posturas morais, MacIntyre inicia um projeto para tentar fornecer uma explicação sistemática do “porquê” da discordância endêmica de nossa época e de como podemos resolver nossos desacordos de uma maneira que possa ser considerada racional. Neste trabalho nos focamos no elemento central formulado por MacIntyre para a resolução dos conflitos entre pontos de vista (standpoints) rivais. Tal elemento conceptual recebe o nome de teste histórico-dialético. Pretendemos evidenciar quais os fatores que levaram à formulação do teste e como ele chega a ser formulado e aplicado por MacIntyre. Para isto, fez-se necessário expor o contexto do qual nasce a reflexão macintyreana, que é um contexto de enfrentamento das posturas relativistas e perspectivistas. Evidenciamos no que consiste a teoria da racionalidade das tradições, pois é no âmbito das tradições morais de pesquisa racional que ele aplica o teste histórico-dialético. Evidenciamos, também, os elementos constitutivos do teste, ou seja, no que consiste sua historicidade e sua dialeticidade. No segundo capítulo, mostramos como MacIntyre aplica o teste no conflito com duas tradições de pesquisa moral rivais, a genealogia e a enciclopédia. Por fim, destacamos algumas consequências da aplicação do teste, tais como: a reabilitação da tradição aristotélica e a utilização dos conceitos legados por esta tradição para a compreensão adequada de nossa consciência ética contemporânea.

Detalhes do artigo

Como Citar
Aires de Carvalho, H. B. . (2015). EDITORA CRV LANÇA LIVRO SOBRE O TESTE HISTÓRICO-DIALÉTICO DAS TRADIÇÕES NA FILOSOFIA DE ALASDAIR MACINTYRE. Cadernos Do PET Filosofia, 6(11), 442. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/pet/article/view/3281
Seção
NOTÍCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ACADÊMICAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>