Reflexões sobre políticas educacionais para o ensino de Jornalismo no Brasil nos primeiros anos do regime militar

Fernanda Lima Lopes

Resumo


A proposta do presente artigo é promover reflexões sobre as políticas educacionais para o ensino de jornalismo no período inicial do regime militar no Brasil. De caráter principalmente ensaístico, este trabalho se baseia em um referencial bibliográfico sobre essa época, procurando sistematizar avanços e recuos do governo brasileiro nas definições para a educação superior dos jornalistas. São observados, no plano das políticas, os primeiros currículos mínimos, mas, sobretudo, o currículo de 1969, que instituiu o curso de comunicação social e transformou o jornalismo em uma de suas habilitações. Além do caráter descritivo do curso das mudanças, o artigo busca ampliar a discussão, fazendo uma "crítica da crítica", ou seja, apresentando reflexões sobre algumas visões e opiniões da época sobre os modelos curriculares, contidas, por exemplo, em publicações de atores sociais do mundo acadêmico ou do universo sindical.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.2120133839

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