Os primórdios da televisão em Santa Catarina: mercado e produtos

Cárlida Emerim, Beatriz Cavenaghi

Resumo


O artigo propõe restabelecer uma parte da história de implantação das emissoras de televisão em Santa Catarina com vistas a contribuir para a sistematização desses estudos. Para tanto, contextualiza a televisão no Brasil no período entre 1950 e 1980, relaciona com a televisão em Santa Catarina e enfatiza as produções emtelejornalismo neste período. Ao longo da pesquisa, analisando os formatos, percebeu-se que muitos dos produtos televisivos exibidos no estado catarinense traziam marcas da política econômica da época em detrimento de escolhas ou propostas de produção de conteúdo para a nova mídia (principalmente no período entre 1964 e 1980). Também foi possível perceber algumas semelhanças em relação à implantação das emissoras de tevê no Rio Grande do Sul (excetuando a análise sobre o Grupo RBS, hegemônico nos dois estados). O método baseouse em revisão bibliográfica, levantamento documental, entrevistas e análise discursiva de produtos.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.3120143982

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