Caracterização do consumidor de carne de frango em Júlio Borges-PI

Aracele Prates de Oliveira

Resumo


Objetivou-se com esta pesquisa diagnosticar as características e o perfil do consumidor de carne de frango em Júlio Borges/PI. Foram realizadas 100 entrevistas através de questionários no mês de Janeiro de 2015 com consumidores de carne de frango em mercearias e residências. O questionário era composto por perguntas relacionadas à caracterização e identificação do perfil do consumidor, bem como perguntas voltadas à identificação dos atributos considerados mais importantes pelos consumidores no momento da compra da carne de frango. Em relação ao perfil socioeconômico, 79% dos consumidores são do sexo feminino e 21% são do sexo masculino. Destes, 61% possuem hábito de consumir carne de frango semanalmente. Quanto à preferência, optaram em primeiro lugar pela carne de aves e em segundo lugar pela carne bovina. Quando se trata da preferência, 57% dos consumidores escolheram cortes de frango, em que o corte preferido foi o peito com 32%, e o modo de preparo mais utilizado pelos consumidores é assado (46%). A maioria dos consumidores 80% consideram a carne de peito de frango com menor nível de colesterol e acreditam que a carne suína apresenta maior risco de transmitir doenças. Itens como embalagem, validade e preço foram considerados os de maior importância no ato da compra. Quanto aos aspectos sensoriais, o aroma, a cor, e a textura da carne foram os mais citados. O município de Júlio Borges possui potencialidades para o mercado de carne de frango. Percebe- se uma tendência pela compra de produtos com qualidade e não apenas pelo preço. Os consumidores consideram a carne do peito do frango com menor nível de calorias e colesterol, passando a consumir mais este corte mediante a preocupação com a saúde.

DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n2p129-141


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DOI: https://doi.org/10.15528/4900