CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS PARA A RESIDÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA DO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA

Maycon Fellipe da Ponte, Luís Arthur Brasil Gadelha Farias, Raimundo Joselânio Carneiro, Ivna Cavalcante Barros Sales, Otílio José Nicolau de Oliveira, Maíza Colares de Carvalho

Resumo


Os cursos de graduação em Medicina devem seguir as diretrizes curriculares nacionais propostas pelo Ministério da Educação. Entretanto, para os diversos programas de residência médica, não existem diretrizes curriculares nacionais propostas. O presente trabalho objetiva propor o desenvolvimento e construção de um currículo por competências na residência de Clínica Médica do Hospital Geral de Fortaleza. As competências que concernem à área de Clínica Médica foram elaboradas por profissionais médicos especializados nessa área específica. Ao todo, participaram 5 staffs preceptores da residência em Clínica Médica. Em sua versão final, a matriz foi dividida em 3 grupos com informações correlatas englobando os cinco grandes domínios. Foram enumeradas 16 competências médicas específicas divididas em 110 detalhamentos. Para que essa formação profissional tenha sucesso, a aprendizagem deve ser significativa e com objetivos bem explicitados. Na aquisição da expertise médica, o residente deve adquirir habilidades para aprimorar seu raciocínio clínico, utilizando mecanismos analíticos e não analíticos, traduzindo as competências informativas e conseguindo integrá-las, o que lhe permite desempenhar tarefas complexas exigidas pela profissão.


Palavras-chave


Medicina Interna; Currículo; Educação; Internato e Residência; Medicina Clínica.

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DOI: https://doi.org/10.26694/2595-0290.2018124-177038

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