AIDS - Knowledge developed by teenagers in disease prevention / AIDS - Conhecimento elaborado por adolescentes na prevenção da doença

Doralice Limeira da Silva, Maria Edileuza Soares Moura

Resumo


Desde sua identificação, há cerca de 30 anos, aos dias atuais, a epidemia do HIV/AIDS apresentou importantes alterações no seu perfil epidemiológico, com número crescente de casos entre adolescentes. Objetivos: este estudo visa a analisar o conhecimento elaborado por adolescentes sobre AIDS e relacionar esse conhecimento na vivência de sua sexualidade. Metodologia: utilizou-se a abordagem quantitativa com características descritivas, na qual foram aplicados questionários com questões de múltipla escolha a 361 estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, estudantes de duas escolas públicas do município de Caxias-MA, onde foram obedecidos os preceitos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Resultados: verificou-se que os sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre HIV/AIDS, compatíveis com seu grau de escolaridade e que a divulgação em massa contribuiu para a disseminação da noção de importância do uso do preservativo. Conclusão: observou-se, no entanto, que há uma disparidade entre o conhecimento declarado pelos adolescentes participantes da pesquisa e suas práticas.

Descritores: Saúde do Adolescente; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Vírus da Imunodeficiência Humana; Saúde Pública.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: