Postdoctoral stage: challenges and possibilities for knowledge consolidation / Estágio Pós-doutoral: desafios e possibilidades para consolidação do conhecimento / Etapa post-doctoral: retos y posibilidades para consolidación del conocimiento

Valeria Peixoto Bezerra

Resumo


A possibilidade em cursar pós-doutorado no país ou no exterior mostra-se como uma oportunidade de qualificação e consolidação do conhecimento em áreas específicas, além de favorecer o estabelecimento de parcerias e intercâmbios entre universidades e instituições de pesquisa nacionais e/ou internacionais, e assim reforçar a pós-graduação e os grupos de pesquisa existentes no país.

Considerado como o último estágio do ensino superior e não obrigatório para o doutor, postdoc como é mundialmente conhecido, não confere um título ou incentivo salarial após sua conclusão na carreira da docência ou do pesquisador na instituição no qual se encontra vinculado.

A visão do pós-doutorado varia de país para país, a exemplo dos Estados Unidos, que considera como uma extensão obrigatória do doutorado. Geralmente o reconhecimento como pesquisador após essa formação profissional ocorre pelos pares e se processa ao longo do tempo em consequência dos desdobramentos da produção de pesquisas e inserção desse pós-doutor no meio científico, tecnológico ou cultural, conforme a área de atuação.

Essa formação exige a submissão desse doutor em processos seletivos, com diretrizes, normas e critérios estabelecidos em portarias e/ou editais divulgados por unidades de fomento. No Brasil destaca-se o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ ou da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP, que oferecem essa oportunidade para os interessados.

Para cursar o pós-doutorado, o (a) candidato (a) pode contar com um aporte de uma bolsa ou recursos de custeio que se destinam a subsidiar as atividades de pesquisa, auxílios para deslocamentos e/ou instalações, participação em eventos científicos ou cursos de interesse para o aprofundamento do conhecimento, entre outros, conforme modalidades e regras estabelecidas em editais específicos. O repasse desse aporte, período do benefício e o limite aquisitivo concedido variam conforme os diversos programas de fomentos, o qual está vinculado à instituição que oferece a oportunidade para essa formação.

As atividades a serem desenvolvidas durante o pós-doutorado não estabelece a defesa de uma tese ou cursar disciplinas convencional. As atividades de ensino, extensão e administração acadêmica não devem ser consideradas para a sua realização, porém fica a critério do pós-doutor a opção em selecionar aquelas que favoreçam ou promovam a produção, ampliação e aprofundamento do conhecimento científico, tecnológico e cultural de interesse e importantes ao desenvolvimento da pesquisa.

A decisão em cursar o pós-doutorado exige renúncias pessoais e profissionais, disciplina, compromisso, dedicação e deslocamentos para contextos sociais e culturais diferentes do seu local de origem, sejam em unidade da federação ou país. O tempo de permanência nesses locais varia de meses até cinco anos, podendo se estender até seis anos quando realizados em outros países e conforme as normas estabelecidas no processo seletivo.

Sendo assim, apesar dos vários desafios e contextos a serem vividos, recomendo não desperdiçarem a oportunidade de realização de um pós-doutorado, principalmente para aqueles que almejam dar um salto de qualidade na carreira ou se tornarem cientista.

O pós-doutor traz uma bagagem de conhecimentos para sua trajetória acadêmica e profissional, especialmente, no tocante, as pesquisas e inovações tecnológicas, pelas vivências concretas das possibilidades de aprendizagem e de informações fundamentais sobre novos temas e prioridades de pesquisa; métodos e técnicas de investigação inovadoras a serem replicados em outros cenários e realidades. Enfim, o Estágio Pós-Doutoral se configura como um espaço dialético, de aprender e ensinar, de refletir e agir, de pesquisar e produzir, de escrever e divulgar.

O Brasil avança na capacitação científica e tecnológica de recursos humanos, porém, o reconhecimento mundial de um país competitivo e de um polo econômico e social necessita da formação de cientistas de alto nível, que favoreça a consolidação de ser um ator importante no avanço da ciência.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i2.6013

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: