Learning teaching strategy on environmental health with nursing students / Estratégia de ensino-aprendizagem com acadêmicos de enfermagem sobre saúde ambiental / Estrategia de enseñanza-aprendizaje con académicos de enfermería sobre salud ambiental

Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima

Resumo


Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade.

Descritores: Educação em Enfermagem. Saúde Ambiental. Saúde Pública.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Saúde ambiental; Saúde Pública

Texto completo:

PDF

Referências


Beserra EP et al. Educação ambiental e enfermagem: uma integração necessária. Rev bras enferm. [Internet]. 2010; 63(5):848-852. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000500026

Lopes MSV, Ximenes LB. Enfermagem e saúde ambiental: possibilidades de atuação para a promoção da saúde. Rev bras enferm. [Internet] 2011; 64(1):72-77. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100011

Amestoy SC et al. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev bras enferm. [Internet]. 2010; 63(6):940-945. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000600011

Peng L, Chen S. Integrating Creative Photography Pedagogy in General Procedia Soc Behav Sci. [Internet]. 2016; 217:183-191. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.02.060

Nobre IM, Gico VV. O uso da imagem fotográfica no campo da sociologia da saúde: uma experiência na formação de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Interface [Internet]. 2009; 13(31):425-436. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000400015

Borges MD, Aranha JM, Sabino J. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Ciênc educ. [Internet]. 2010; 16(1):149-161. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100009

Farias TM, Matos ACV. Oficina de fotografia como veículo de educação ambiental e em saúde: exemplo da favela do Detran. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. [Internet]. 2012; 28(1):1-16. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3101/1772

Petrović EK. Materials for a Healthy, Ecological and Sustainable Built Environment. Elsevier; 2017:203-236.

Brasil. Lei No12305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 03 Ago 2010. Seção 1.

Estrada-Vidal LI, Tójar-Hurtado J. College Student Knowledge and Attitudes Related to Sustainability Education and Environmental Health. Procedia Soc Behav Sci, 2017;237:386-392. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2017.02.030

Joyce B, Brown-Schott N, Hicks V, Johnson R (Gina), Harmon M, Pilling L. The Global Health Nursing Imperative: Using Competency-Based Analysis to Strengthen Accountability for Population Focused Practice, Education, and Research, Annals of Global Health, 2017:1-13. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.aogh.2017.05.006

Deus MF et al. Current and future environmental impact of household solid waste management scenarios for a region of Brazil: carbon dioxide and energy analysis. Journal of Cleaner Production, 2017;155:218-228. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.05.158

Leaning J, Guha-Sapir D. Global Health: Natural Disasters, Armed Conflict, and Public Health. N Engl J Med. 2013; 369:1836-1842. Disponível em:

Souza JM et al. Aplicabilidade prática do empowerment nas estratégias de promoção da saúde. Ciênc saúde coletiva. 2014; 19(7):2265-2276. Disponível em: https://doi.org/10.1056/NEJMra1109877

Morais RS et al. Potentials and challenges in carrying out educational workshops with adolescentes. Rev Enferm UFPI. 2017;6(2):30-6. Disponível em: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i2.5752

Nurses and environmental health. [página na Internet]. Canadá: Canadian Nurses Association; 2009[atualizado 2009 May 04; acesso em 2015 Jun 13]. Disponível em: https://www.cnaaiic.ca/~/media/cna/pagecontent/pdfen/ps105_nurses_env_health_e.pdf?la=en.

Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Horta NC, Prado Priscilla MC. Educação em enfermagem e os desafios para a promoção de saúde Rev bras enferm. 2009; 62(1):86-91. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000100013

Lopes MSV, Saraiva KRO, Fernandes AFC, Ximenes LB. Análise do conceito de promoção da saúde. Texto Contexto Enferm. 2010; 19(3):461-8. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000300007

PatrícioI KP, OliveiraI TS, RibeiroI JTR, MedeirosII TM, CruvinelI MCFP, MiguelI MM, et al. Meio ambiente e saúde no Programa PET-Saúde: interfaces na atenção básica. Rev bras educ. med. 2011; 35(3):341-349. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300007

Gomes GC, Mota MS, Moreira MAJ, Jung BC, Xavier MD, Silva CD. (Des) preparation of family member for the care of children with chronic illness. Rev Enferm UFPI. 2017;6(1):47-53. Disponível em: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i1.5737




DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexado em:




Apoio: