Teaching of nursing graduates on organ and tissue donation: an integrative literature review / Ensino do graduando de enfermagem sobre doação de órgãos e tecidos: revisão integrativa da literatura / Enseñanza del graduado de enfermería sobre donación de órganos y tejidos..

Sávio Felipe Dias Santos, Tássio Ricardo Martins da Costa, Maicon de Araujo Nogueira

Resumo


Objetivo: analisar na literatura evidências disponíveis sobre o ensino e o conhecimento de graduandos de Enfermagem a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplante. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Foram elencados seis artigos completos, publicados entre 2012 a 2017. Resultados: evidenciou-se poucas publicações sobre o tema. Observou-se grandes lacunas no conhecimento dos graduandos dos cursos de enfermagem, fazendo-se necessário o desenvolvimento de pesquisas nesse campo, em especial estudos que enfoquem estratégias de ensino teórico práticas, tendo em vista que estas são capazes de trazer impactos reais e significativos nos conhecimento e habilidades dos profissionais. Conclusão: pode-se concluir que o ensino voltado para a individualidade e realidade do público alvo, levando em consideração a realidade epidemiológica e características dos discentes, é fundamental nesse processo. Espera-se contribuir para o desenvolvimento de novos estudos, que possam fomentar reflexões acerca do processo de doação de órgão e tecidos para transplante, e acima de tudo, cooperar com a afirmação do processo educativo como o norte da qualificação profissional, por conseguinte, para a melhoria do processo de trabalho em saúde.

Descritores: Estudantes de Enfermagem. Educação em Enfermagem. Obtenção de Tecidos e Órgãos, Conhecimento.


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DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7461-66

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