O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA E A FORMAÇÃO LETRADA DO EDUCANDO

Francisco Renato Lima Lima

Resumo


Norteado por uma perspectiva de ensino com foco no letramento do educando, este estudo tem como objetivo apresentar as possibilidades de articulações didático-pedagógicas em sala de aula, por meio do gênero textual fábula na construção de conhecimentos dialéticos, em uma sociedade plural. O letramento constitui-se na capacidade de interação social e crítica com diferentes mídias de comunicação oral e escrita da língua. Neste entendimento, a escolha do gênero textual fábula possibilita significativas progressões na aprendizagem, visto que apresenta uma estrutura narrativa breve, de linguagem simples, que traz uma moral e um ensinamento de caráter educativo e social, que contribui para a formação de opinião crítica, reflexiva e letrada do educando. Tais proposições bibliográficas, de caráter qualitativo, ancoram-se em aportes teóricos, como Bakhtin (2000), Bronckart (2006), Costa (2009), Dolz; Schneuwly (2004), Kleiman (1995), Koch (2002), Marcuschi (2005), Rousseau (2004), Soares (2003); dentre outros. Trabalhar com o gênero textual fabula em sala de aula é uma possibilidade de mobilizar os conhecimentos de mundo, os saberes vivenciais de oralidade e escrita que fazem parte do repertório sociolinguístico do educando, levando-o a assumir a posição de sujeito letrado. O insucesso na formação letrada, em muito se deve a falta de investimento em práticas multiculturais de leitura e escrita. Desta forma, a escola deve incluir em seu currículo, a urgência no desenvolvimento de práticas educativas aliadas às diferentes tecnologias linguísticas (gêneros textuais) que levem ao letramento crítico. Aponta-se, portanto, neste estudo, a fábula como rico instrumento a ser trabalhado em sala de aula, graças ao seu sentido moralizante, desencadeador de aprendizagens, não apenas para o contexto escolar, mas para a vida do educando, no exercício da democracia e da cidadania.


Palavras-chave


Gêneros textuais; Fábula; Letramento.

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