MULTIMODALIDADE E REFERENCIAÇÃO NO GÊNERO COMENTÁRIO

Thaís Ludmila da Silva Ranieri

Resumo


Sob os estudos da sociocognição, a referência passa a ser encarada como uma atividade discursiva, pautada numa relação dialógica em que os sujeitos constroem e reconstroem os objetos do mundo discursivamente. Ao passar a ser vista dentro dessas condições, a referência passa a ser tratada como uma atividade construída interacionalmente. Nesse caso, além dos sujeitos que atuam na colaboração e na reconstrução dos objetos de discurso, faz-se importante também a presença de elementos de ordem sociocultural e de outras semioses que vão ser necessários nessa construção, ou seja, da multimodalidade (MONDADA, 2005). Nessa perspectiva, os objetos de discurso serão (re)construídos conjuntamente dentro de um processo interacional. Diante desse cenário, pensamos a questão dentro dos ambientes virtuais. Nesses espaços, as interações se dão online e permitem um acesso quase que simultâneo pelos interlocutores às informações que são veiculadas através de textos ou de vídeos postados. Em virtude disso, os interlocutores podem expor sua opinião, ou fazer comentários em espaços destinados para tal. De modo geral, tais comentários revelam a posição do interlocutor diante do que está sendo exibido. No caso dos comentários feitos para os vídeos, chama-nos a atenção a associação de outras semioses em articulação com a linguagem verbal no processo de referenciação. Diante disso, apresentamos esta proposta de trabalho que tem por objetivo fazer uma análise da referenciação e da multimodalidade no gênero digital comentário, buscando trazer reflexões para o desenvolvimento do tema. Para a construção do corpus, contamos com o videoclipe oficial “Acelaraê” de Ivete Sangalo postado no site Youtube em março de 2011 e de uma seleção dos comentários gerados em função dele nos seis primeiros meses de divulgação do videoclipe.


Palavras-chave


Referenciação. Multimodalidade. Comentário.

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