O GÊNERO CHARGE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Alexandre Carvalho Sousa, Maria de Jesus M. Torres

Resumo


O domínio da língua, seja oral ou escrito, constitui-se como elemento fundamental de participação social do homem no meio em que vive. É a partir da língua que o homem se comunica, tem acesso a informações, expressa-se e defende seu ponto de vista. É por esse motivo que acreditamos ser o gênero o ponto de partida para o estudo funcional da língua portuguesa. Este artigo objetiva discutir, dessa maneira, como o estudo com gêneros textuais, em especial o gênero charge, pode contribuir para melhorar o ensino de língua materna na escola. A escolha por essa temática deu-se diante do fato de a charge ser um gênero bem acessível para alunos do ensino médio, pois apresenta como característica ser temporal e abordar, de preferência, assuntos bem atuais, geralmente de cunho político. Podemos, então, dizer que o problema que norteou este estudo foi: De que maneira a charge contribui para a efetivação do estudo funcional da língua portuguesa? O trabalho está fundamentado em uma pesquisa bibliográfica a respeito das noções de gênero presentes em Bakhtin (2000), Bronckart (2009) e Marcuschi (2008). Também estão presentes as contribuições de Bazerman (2009), além de outras referências relevantes para o estudo dos gêneros e a prática de ensino de língua. Com relação ao ensino de língua materna na escola e como ele deve ocorrer, observamos os PCN (1998) que defendem um ensino de língua pautado no uso e reflexão. Percebemos, como resultado desta pesquisa, que o ensino de língua, concomitante com a utilização dos gêneros textuais, no caso a charge, desencadeia a construção de leitores críticos, que constroem sua posição, e ainda estabelece a oportunidade de aprender a língua portuguesa em textos e contextos bem definidos.


Palavras-chave


Ensino da língua. Gêneros textuais. Charge.

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