GÊNERO NOTÍCIA: APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO GÊNERO ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Beatriz Gonçalves da Silva, Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Resumo


 Esta pesquisa, que é recorte de um estudo maior, tem por objetivo investigar a apropriação do gênero notícia, por meio de intervenção em uma realidade de ensino. Como recurso metodológico, aplicamos a sequência didática (SD), proposta por Dolz e Schneuwly (2004). A intervenção visou possibilitar aos alunos condições de produzirem textos com eficiência. O embasamento partiu dos pressupostos de estudiosos do tema tais como: Bakhtin (1997), Adam (2011), Bronckart (2003), Marcuschi (2000, 2002) Cavalcante (2012), Dolz e Schneuwly (1998), Alves Filho (2011), Van Dijk (1998), dentre outros. Na pesquisa foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: propiciar aos alunos um maior contato com o gênero notícia observando os seus aspectos linguísticos, estruturais e sociais; propiciar o desenvolvimento de habilidades de escrita através do gênero notícia; propiciar a elaboração de textos que contemplem os propósitos da estrutura da notícia. Para que possamos fazer essa investigação e posterior intervenção utilizamos a pesquisa qualitativa. Depois de aplicada e finalizada a SD, passamos à fase de análise dos dados. Nesta etapa, os textos foram analisados considerando três categorias: elementos estruturais, aspectos linguísticos e sequência narrativa. Atualmente, no estágio em que se encontra a pesquisa, é possível apenas fornecer alguns dados parciais, ou seja, referentes à categoria elementos estruturais. Assim, diante do que já analisamos, é possível afirmar que os discentes evoluíram se comparadas produção inicial e final. Após o processo de intervenção através da SD, vimos que os resultados nessa categoria foram favoráveis e que estes estão sincronizados com os propósitos almejados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.