A FORMAÇÃO CONTÍNUA E O ENSINO EM ARTICULAÇÃO COM A PRODUÇÃO DOS SENTIDOS SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Grasiela Maria de Sousa Coelho

Resumo


 Entendemos este trabalho, recorte de dissertação de mestrado, que tem como tema a formação contínua e o ensino em articulação com a produção dos sentidos sobre o brincar na educação infantil, como uma tomada de posição diante da realidade natural, social e humana, que se traduz como a constatação de uma configuração que provoca o ser humano à luta para se tornar sujeito da história e produtor de seu próprio destino. Ao procurarmos caminhos para organizar a análise dos dados, tomamos por base a análise do discurso, almejando dar visibilidade a episódios de encontros e desencontros, de dúvidas e constatações, de conhecimentos e reconhecimentos, que exigem constante exercício de transgressão de discursos hierarquizados, que nos libertem de certos mitos, alimentadores da ilusão da magia de se formar convenientemente os profissionais da educação. Objetivamos, de maneira geral, analisar a relação entre a formação contínua e os sentidos atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação Infantil. De maneira específica, objetivamos identificar os sentidos atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação Infantil; caracterizar a atividade de ensinar relacionando-a ao sentido do brincar internalizado pela professora da Educação Infantil; compreender a repercussão da formação contínua nos sentidos atribuídos ao brincar pela professora que atua na Educação Infantil. O quadro teórico-metodológico é fundamentado em Bakhtin (2000) e Vigotsky (2007), que na matriz histórico-cultural produzem compreensões adjacentes sobre a constituição dos sujeitos. Reiteramos que no decorrer deste estudo, já concluído, os sentidos do brincar emergiram mediante processo sistemático e planificado, em que as partícipes, conscientes das necessidades e condições sociais que as cercam, envolveram-se por meio da rede de colaboração, mediada por instrumentos pautados nas ações reflexivas do informar, descrever, confrontar e reconstruir, ou seja, formação desenvolvida em um processo de interação, questionamentos e compreensão dos significados e sentidos.


Palavras-chave


Análise do discurso. Sentidos e significados. O brincar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.