O CONTRATO DE COMUNICAÇÃO E OS SUJEITOS DA LINGUAGEM EM PROPAGANDAS SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014

Ingrid Suanne Ribeiro Costa, João Benvindo de Moura

Resumo


 A partir da Teoria de Enunciação de Benveniste foi dado início a um percurso que promoveu diversas transformações na maneira como o sujeito passa a ser concebido. O objetivo desse trabalho, portanto, é analisar como esses sujeitos são construídos dentro do gênero propaganda a fim de identificar as relações contratuais presentes nesse gênero. Consideramos como principal base teórica, a teoria dos sujeitos da linguagem ou Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1983). Esta pesquisa tem um caráter qualitativo e interpretativo, sendo o corpus da mesma composto por cinco propagandas das empresas: Nike, Adidas, Brahma, Coca-Cola e Itaú, que abordam como tema a Copa do Mundo de 2014. Tal escolha se justifica pela riqueza de detalhes que produzem sentidos dentro das cenas enunciativas, bem como, por serem as mais visualizadas no canal da internet You Tube. Para realizar a análise, identificamos os sujeitos parceiros e os protagonistas a fim de mostrarmos os componentes comunicacional, psicossocial e intencional os quais são essenciais para a relação contratual dos sujeitos da linguagem. Assim, foi perceptível que todas as cinco propagandas analisadas utilizaram os sentimentos que a Copa do Mundo proporciona como emoção, desejo e alegria e expuseram os seus públicos ideais, além dos sujeitos comunicantes que engendraram os projetos de fala.


Palavras-chave


relação contratual, semiolinguística, propaganda.

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