OS CONTOS DE FADA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS

Dilmar Rodrigues Silva Júnior

Resumo


O ensino da leitura é um dos grandes desafios para ser concretizado de forma satisfatória na escola do ensino fundamental, principalmente porque faz parte de uma das habilidades no processo de alfabetização, e que geralmente, não é realizado de forma como poderia ser em decorrência das práticas pedagógicas transformadoras. O ensino da leitura por meio dos contos de fadas despertam o interesse a motivação para que o educando aprenda melhor, uma vez que as emoções e as características artísticas da personalidade da criança são exploradas, fazendo-a com que invente e reinvente o seu modo de aprender e fazer diferentes ações durante o processo de ensino. O referido artigo em estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura. Fundamentou-se em estudos de Cademartori (2010), Abramovich (2008), Solé (1998) entre outros. Este trabalho apresenta como objetivo geral pesquisar acerca dos contos de fadas como alternativas de aperfeiçoamento da leitura dos educandos no ensino fundamental, mais especificamente, conhecer como a história da leitura tem se constituído na educação escolar brasileira, mostrar a influência da literatura visando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas no ensino escolar e analisar as contribuições do ensino de leitura por meio dos contos de fadas com vistas à melhoria das habilidades leitoras dos educandos do ensino fundamental. Os resultados até o momento mostram que os contos de fadas são alternativas valorosas no ensino escolar e que se destacam pelas suas características diferenciais, mostrando-se motivadora e instigante para o educando aprender leitura, o que outras práticas não favorecem esse interesse por serem repetitivas e pouco agradáveis aos educandos no processo de alfabetização.


Palavras-chave


Estratégias de leitura; Contos de fadas; Alfabetização.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bebices. 5. Ec. 12. Impr. São Paulo: Scipione, 2006.

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009.

CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção Primeiros Passos; 163).

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 2009.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 1.ed. São Paulo: Ática, 2010.

CRISTÓFANO S. Representações Fonológicas: contribuições da oralidade e da escrita. Letras de Hoje, v. 45, p. 87-93, 2010.

FACHINETTO, Eliane A.; Ramos, Flávia B. Reflexões sobre leitura: estudo de caso. Revista de Estudios Literarios. Portugal. 2006.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

MESQUITA, D. N. de C. Mediação pedagógica, leitura e escrita na escolarização básica. São Paulo: Parábola, 2012.

OLIVEIRA, Patrícia S. A contribuição dos contos de fadas no processo de aprendizagem das crianças. Salvador, 2010.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. Unidade de Leitura: trilogia pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados- (Coleção Linguagem e Sociedade), 2003.

SOARES, Magda. O que é letramento? São Paulo: Diário do grande ABC, 2003.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.