O processo de referenciação em notícias que relatam os disparos de espingarda efetuados por uma garota em MT

Josielma Pacheco Vaz, Tatiane da Silva Sousa

Resumo


O presente trabalho se desenvolve dentro do campo da Linguística Textual e tem por objetivo analisar como as expressões referenciais contribuem para o processo de construção dos sentidos sobre a notícia que relata os disparos de espingarda realizados por uma garota contra um homem que adentrou em sua propriedade no Mato Grosso. Para tanto, nos apoiamos nas contribuições de Cavalcante (2018) que afirma que além de simplesmente se referir a um mesmo objeto, as expressões referenciais desempenham funções diferentes e que um objeto pode ser recategorizado de acordo com a expressão referencial pela qual foi retomado. Além disso, selecionamos dois sites jornalísticos (G1 e Folha Uol) que informam o ocorrido. Embora a notícia seja tomada como gênero imparcial, durante a análise buscou-se, por meio do enfoque nas expressões referenciais, discutir até que ponto essa imparcialidade se faz presente e de que modo a recategorização dos referentes revelam os reais sentidos do que está sendo informado. A princípio, diante da comparação entre as manchetes, a hipótese levantada seria a de que cada site manteria um posicionamento diferente sobre o fato, entretanto a análise da maneira como os elementos foram postos do início ao fim da notícia contribuiu para que se chegasse a um resultado diferente do esperado. Assim, a escolha de um referente em detrimento de outro serve não só para modificar os sentindo, mas também para mascará-lo quando se toma apenas uma parte pelo todo.


Palavras-chave


Notícia; Referenciação; expressões referenciais

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES FILHO, F. Gêneros jornalísticos: notícias e leitor na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2011.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Expressões referenciais: uma proposta classificatória. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, vol. 44, 2003.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FOLHA UOL, Garota de 13 anos atira em homem que entrou em fazenda em MT. Disponível em : Acesso em: 04 de dez. de 2019.

G1 MT, Menina de 12 anos atira em garimpeiro que invadiu sítio em MT, diz polícia. Disponível em: Acesso em: 04 de dez. de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.